Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
Cabeçalho fevereiro
JAJ2022
 JORNADA AGOSTINIANA DAS JUVENTUDES 
Jovens de diversas cidades brasileiras vivenciaram a 6ª edição de um dos maiores eventos voltado para as juventudes da nossa Província.
CONFIRA!
NovoHumanismo
>>> REFLEXÃO
O NOVO HUMANISMO DO PAPA FRANCISCO
Um “novo humanismo”, em que o ser humano deve se considerar não o centro despótico da criação, mas um guardião de todos os seres, um cuidador da Casa comum, um colaborador do Criador, um amigo e companheiro de caminho dos demais seres humanos.

*  Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA
LEIA AQUI
FalaAgostinho_junho
>>> FALA AGOSTINHO
QUANDO O CAMINHO SE FAZ MAIS DO QUE AO CAMINHAR 
Devemos focar as maneiras com as quais realizamos a caminhada: o amor, que dá sentido ao que encontramos na caminhada; a companhia, que partilha o exercício de caminhar; e, por fim, o prêmio, ou seja, a finalidade pela qual nós fazemos o caminho.  

* Artigo do Frei Arthur Vianna, OSA
LEIA AQUI
NOTICIASEMDESTAQUE_INQUIETUDE_V3
Assembleia
IV ASSEMBLEIA PROVINCIAL  
A celebração de encerramento reuniu os freis que atuam nos estados onde a nossa Província está presente: Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e marcou os 102 anos da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro (RJ). 
CONFIRA
EpsaSouc
RODA DE CONVERSA NA EPSA
Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - SOUC, a EPSA promoveu roda de conversa sobre a importância da água como dom, direito e política pública. Participaram do evento, Dom Nivaldo Ferreira, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e o Reverendo Jorge Diniz, da 2ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.
SAIBA MAIS
PactoGlobal
SOMOS PARTE DESSA REDE
Por meio da Sociedade Inteligência e Coração (SIC) - Mantenedora das nossas escolas e obras sociais, ingressamos na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU), e nos comprometendo a seguir os dez princípios universais, baseados em Direitos Humanos e do Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. 
CLIQUE AQUI
EncontroVocacional
ENCONTROS VOCACIONAIS
Nossos próximos Encontros Vocacionais Regionais serão realizados em Fortaleza/CE e em Belo Horizonte/MG. Oportunidade para os jovens vivenciarem e conhecerem o carisma e a espiritualidade agostiniana, por meio de momentos celebrativos, conteúdos temáticos, dinâmicas e atividades. 
CONFIRA AS DATAS
FestaSãoPedro
FESTA DE SÃO PEDRO 
A Paróquia São Pedro, de Barra do Ceará, promove uma série de atividades para festejar o padroeiro, São Pedro, dia 29. Entre elas, carreata, mutirão social com serviços gratuitos, recreação e bazar solidário. A procissão marítima e a bênção dos pescadores foram destaque no jornal da TV Jangadeiros - Afiliada do SBT, em Fortaleza.
ASSISTA AQUI
CONVITEORDENAÇÃO
ORDENAÇÃO PRESBITERAL
Um convite para nos unirmos em comunhão e oração pela Ordenação Presbiteral do Frei Felipe dos Santos Barbosa, dia 3 de setembro, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em São Bernardo do Campo/SP. A celebração será presidida por Dom Nivaldo Ferreira, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. 
 
SAIBA MAIS
CorpusChristi (800 × 600 px) (260 × 146 px)
CÍRCULO VOCACIONAL AGOSTINIANO
Diversos aspectos do conceito de liberdade foram abordados na última edição do Círculo Vocacional Agostiniano. O encontro tem como proposta ser um espaço de partilha, reflexão e despertar vocacional,  para os jovens.  
 
SAIBA MAIS
Aiacom_30anos
AIACOM 30 ANOS - É TEMPO DE CELEBRAR! 
Entre as atividades programadas para as comemorações dos 30 anos, estão o lançamento do livro "AIACOM: 30 anos de saberes, experiências e (re)existências" e a exposição "Memórias que inspiram". Os dois eventos serão no dia 19 de agosto, no Rio de Janeiro/RJ.  
CONFIRA
OALA Colombia
DIRETORIA DA OALA REÚNE-SE NA COLÔMBIA
Representantes das áreas e comissões da Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe participaram do encontro. Do Brasil, participaram Frei Arthur Vianna, responsável pela área de Educação e Frei Márcio Vidal, responsável pela Formação Inicial.
 
SAIBA MAIS
CorpusChristi
CELEBRAÇÕES DE CORPUS CHRISTI 
Nossas paróquias e comunidades celebraram o Dia de Corpus Christi - a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho, com demonstrações de solidariedade, devoção e renovação da esperança. "Sejamos pão e vinho para todas as pessoas que encontrarmos em nosso caminho." 
 
CLIQUE AQUI
FALJunho
REUNIÃO DA FAL 
O Núcleo Nossa Senhora da Consolação e Correia, da Fraternidade Agostiniana Leiga, de Belo Horizonte, abordou o tema "O Reino de Deus e o mundo - Somos comunidade eclesial agostiniana", durante a reunião mensal. Os freis Caio Lima e Flávio Cassiano, conduziram a reflexão.
CONFIRA AQUI
HomenagemEladio2
HOMENAGEM: ELADIO ÁLVAREZ FERNÁNDEZ
Com gratidão, nos despedimos do querido Eladio. Como disse sua filha Raquel, em mensagem, ele foi "uma flor nascida na guerra civil espanhola em Março de 1938 que encantou-se em Junho de 2022. 

 
CONFIRA A MENSAGEM
TeseFrei Luiz (2)
TESE DE DOUTORADO
Felicitações ao Frei Luiz Antônio Pinheiro, pela conclusão da tese de doutorado "A sobrevivência do Gnosticismo na contemporaneidade - O corpo e a carne: dimensões constitutivas do humanum", no programa de Pós-graduação em Teologia da FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. A defesa da tese será no dia 9 de agosto.
SAIBA MAIS
SAIBA MAIS:
 
PROVOCAÇÃO4 (1)
Pro-vocações_Tailer
LEIA AQUI
artigos
Pé no chão junho

>>> PÉ NO CHÃO

O OUTRO COMO REALIDADE LATINO-AMERICANA

A responsabilidade, ou ainda, o assumir o Outro precede a qualquer consciência reflexiva. Isto é, só respondemos com responsabilidade a presença do infeliz quando este já nos “comoveu”. É no “ato de justiça” para com o outro, enquanto resposta e cumprimento do ato de justiça exigido antes pelo Outro, que o “nosso próprio Eu” se autocompreende, reflexivamente, como um valor.

*Frei Paulo Henrique Cintra

LEIA AQUI
História
Vicentinos_História (1)
VICENTINOS DA CONSOLAÇÃO: 87 ANOS DE HISTÓRIA 
Ao completar 87 anos de história,  a Conferência Vicentina fundada em 6 de janeiro de 1935, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Rio de Janeiro/RJ, recebeu  do Conselho Geral Internacional dos Vicentinos, a Carta de Agregação que formaliza o vínculo ao Movimento Vicentino Mundial. Um reconhecimento  pelo auxílio a inúmeras pessoas em situação de pobreza e risco social.
 
“Quando cresce em ti o amor, tanto cresce a formosura, pois a caridade é a formosura da alma.”
 
(Santo Agostinho, Comentário à Carta de São João 9,2)
CLIQUE AQUI E CONFIRA
DICASDELEITURA_INQUIETUDE_V3
TEOLOGIA DE SANTO AGOSTINHO
Autor: Frei Francisco Mariones, OAR
Editora Paulus

 
Considerado um verdadeiro compêndio da doutrina de Agostinho de Hipona, o livro é fruto da monumental obra Enchiridion Theologicum Sancti Augustini (1961). Uma pesquisa robusta, didática e bem elaborada, resultado do amplo conhecimento e domínio do autor acerca da pessoa e da Teologia de Agostinho de Hipona.

Frei Francisco Mariones, foi religioso da Ordem dos Agostinianos Recoletos, OAR (1910-2008). Graduado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, e professor de Teologia por mais de 70 anos. 

 
Design sem nome (1)
Fr. Thales (260 × 220 px)


>>>ANIVERSARIANTES


JULHO:

15 - Frei Thales Ryan de Carvalho
16 - Frei Alberto Carlos G. Oliveira
21 - Frei Luiz Antônio Pinheiro


                         

                                

 





SANTOS DO MÊS DE JULHO
 
17 - Beata Madalena Albrici
 
SANTOS_v2
REZE CONOSCO
RODAPE_INQUIETUDE_V2