Jovens de diversas cidades brasileiras vivenciaram o feriado de Corpus Christi com uma importante reflexão sobre a felicidade, durante a 6ª Jornada Agostiniana das Juventudes (JAJ), realizada de 16 a 19 de junho, no Colégio Santo Agostinho, em Nova Lima/MG. A JAJ é um dos maiores eventos voltado para as juventudes promovido pelo Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil.
Nesta edição, os cerca de 80 jovens de Paróquias, Centros Educativos e Casas de Formação da nossa Província, vindos do Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro, participaram de uma programação especial, com diversas atividades em torno do tema "Felicidade inquieta" e lema "Alegrar-nos em ti, de ti e por ti: isso é a felicidade!" (Santo Agostinho, Confissões X, 22,32). As delegações representaram as unidades do Colégio Santo Agostinho: Belo Horizonte, Contagem, Gutierrez e Nova Lima; as obras sociais EPSA - Escola Profissionalizante Santo Agostinho e Colégio Aiacom; as Paróquias Cristo Redentor - Belo Horizonte (MG), Nossa Senhora da Consolação e Correia - Belo Horizonte (MG), Nossa Senhora da Consolação e Correia - Rio de Janeiro (RJ), Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro (RJ), Santa Cruz - Chapada do Norte (MG) e São Pedro - Fortaleza (CE).
No primeiro dia, as delegações foram chegando trazendo um misto de descontração, euforia, curiosidade e alegria, que foi o tom de todo o evento. A JAJ oferece momentos de integração, espiritualidade, formação e missão, possibilitando assim a construção da identidade juvenil agostiniana, que fortalece o protagonismo juvenil.
A Missa de abertura foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA com a participação dos freis Anderson Domingues, Caio Lima, Felipe Barbosa, Flávio Cassiano, Maksuel Gomes, Paulo Gonçalves e Tailer Ferreira, formandos agostinianos, pastoralistas, diretores e representantes da Sociedade Inteligência e Coração (SIC) - Mantenedora dos Centros Educativos.
Durante a celebração de Corpus Christi, Frei Luiz destacou que cada um de nós pode ser feliz sendo um sinal de Deus, um caminho de felicidade para outras pessoas. E que a felicidade é uma busca inquieta em comunidade. "O nosso coração tem fome e sede de algo que nos transforme e nos faça felizes. A maior alegria está em servir e fazer o bem. Então, para alimentarmos um coração inquieto, nos fortalecermos no caminho e termos forças para fazer o bem, para transformar, é necessário o alimento. Sejamos pão e vinho para todas as pessoas que encontrarmos no nosso caminho. Bem-vindos a essa "jornada da felicidade inquieta!"
Frei Luiz esteve com os jovens em alguns momentos da programação, assim como outros freis da Província.
A matéria da TV Horizonte - Emissora da Arquidiocese de Belo Horizonte, mostra um pouco do contexto da JAJ. Confira:
O dia a dia dos jovens seguiu um roteiro de oração pela manhã, reflexão em grupos de trabalho, oficinas, música, animação, palestras, atividades esportivas, cinema Tagaste e uma animada festa de encerramento com intervenções circenses.
Um importante momento no sábado, foi a apresentação da Pesquisa “Olhares sobre as Juventudes Agostinianas”, fruto do Fórum Agostiniano das Juventudes, realizado em 2021. E a apresentação do novo Programa do GRUCA - Grupo de Convivência Agostiniana, que promove a união entre os estudantes inspirados nos ideais cristãos de Santo Agostinho - pelo Diretor Institucional de Ação Social e Pastoralidade, Marco Henrique Silva, e a Analista de Pastoralidade, Maria das Dores.
No domingo, dia de conclusão dos trabalhos e encerramento, foi anunciada a cidade do Rio de Janeiro como sede da 7ª JAJ, que será em 2024. Na Missa de envio, presidida pelo Frei Agenor Chiarinelli, responsável religioso da Unidade Nova Lima, do Colégio Santo Agostinho (CSA-NL), os jovens receberam uma pequena porção de sal, com os dizeres: "Vós sois o sal da terra!” (Mt 5,13), como símbolo do compromisso de seguirem partilhando a felicidade e os ensinamentos de Jesus em suas comunidades e por onde forem. Também na ocasião, a gestora pedagógica do CSA-NL, Renata Vidal, externou a alegria da escola em sediar a 6ª JAJ, um verdadeiro presente para toda a comunidade educativa no ano que o colégio celebra 15 anos de fundação.
JAJ também é partilha!
No final do evento partilhamos os alimentos com nossos irmãos em situação de rua atendidos pelo Abrigo São Paulo, dos Vicentinos, no bairro 1º de maio, em Belo Horizonte (MG). Afinal, felicidade é encontro, partilha, saída…
- Clique aqui e confira aqui o banco de imagens com 250 fotos e vídeos do evento.
Agradecimentos especiais:
- Equipe organizadora
- Paróquias Cristo Redentor, Nossa Senhora da Consolação e Correia de BH e Rio de Janeiro, Nossa Senhora das Graças, Santa Cruz e São Pedro
- Núcleo de Pastoralidade
- Unidades do Colégio Santo Agostinho Belo Horizonte, Contagem, Gutierrez e Nova Lima
- Obras sociais EPSA e Aiacom
- Casas de formação
- Fraternidade Agostiniana Leiga (FAL)
Sobre a JAJ
A Jornada Agostiniana da Juventude (JAJ) surgiu em 2015 com o objetivo de evangelizar os jovens apresentando a pessoa e proposta de Jesus Cristo, a partir do testemunho de Santo Agostinho.
Saiba mais:
5ª JAJ - Cerca de 250 jovens participaram da Jornada Agostiniana da Juventude, em BH