A Ordem de Santo Agostinho

Imagem Imagem
Fundamento 2

Fundamento

O fundamento da vida agostiniana é a vida comum, na qual todos os Irmãos, doando-se a si mesmos, constroem o caminho para Deus enquanto servem aos demais, comunicando-lhes todos os seus bens e aperfeiçoando-se por sua vez a si mesmos com o dom da graça divina. Assim reflete-se o mistério trinitário e eclesial na vida dos Irmãos e estes pregustam, já na terra, o que desejam gozar finalmente na casa do Pai” (Constituições 6).

O religioso agostiniano, vivendo sua vocação e consagração, pode receber o sacramento da Ordem, sendo um Presbítero (Sacerdote) ou somente professa os Conselhos Evangélicos (votos), sendo um Frei ou Irmão.

Pertença à Ordem

Para ser membro da Ordem é necessário passar pelo acompanhamento vocacional e ingressar numa casa de formação para iniciar os estudos e a vivência em comunidade. Aquele que professa os votos de pobreza, obediência e castidade, é afiliado a uma circunscrição (Província, Vicariato ou Delegação). Dentro de uma circunscrição ele é assignado a uma comunidade (casa) religiosa. Caso o religioso passe a trabalhar temporariamente em uma circunscrição que não seja a sua, ele será adscrito a esta outra circunscrição.

Finalidade

A finalidade da Ordem consiste em que, unidos concordemente em fraternidade e amizade espiritual, busquemos e honremos a Deus, e trabalhemos para o serviço de seu povo. Deste modo, participamos na obra da evangelização da Igreja, levando a Boa Nova a todos os grupos humanos, para que, ao transformá-los interiormente por sua própria eficácia, renove a própria humanidade”. Este é nosso principal testemunho”. (Constituições 13).

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.