O Laicato é formado por leigos, homens e mulheres batizados, mas não ordenados, que têm um chamado próprio e específico no anúncio do Reino de Deus. A presença ativa do laicato na Igreja é importante, pois ela se amplia para o mundo ecoando o Evangelho em todas as dimensões de sua vida.
No documento “Alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium), o Papa Francisco diz:
“A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. A seu serviço está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicato, dotado de um arreigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé”.
Confira:
Formada por leigos e leigas que, chamados a viver a dimensão comunitária da fé cristã, desejam aprofundar em si mesmos o Evangelho, sob a inspiração dos ensinamentos e espiritualidade de Santo Agostinho e da Ordem Agostiniana.
A FAS está organizada em núcleos, vinculados a uma comunidade religiosa agostiniana, que a acompanha.
Conheça a Fraternidade Agostiniana Leiga: www.agostinianosleigos.com
A convite da diretoria da Arquiconfraria de Nossa Senhora da Consolação, Santo Agostinho e Santa Mônica, em um encontro histórico para nossa Província, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapinha, em Salvador, firmamos nossa aproximação, diálogo e partilha.
O movimento agostiniano Mães Mônicas é inspirado no exemplo de Santa Mônica, que orou e incessantemente pela conversão de seu filho Santo Agostinho. Um dos objetivos é implantar no coração das mães o consolo da fé e a força da oração compartilhada. É um grupo para mulheres cristãs que tenham o coração de mãe e que assumam o compromisso da oração diária.
As Oficinas de Caridade de Santa Rita de Cássia surgiram em Madri, na Espanha, em 1901. No Brasil, a Oficina foi fundada em 1926 na cidade de São Paulo (SP).
“As Ritas”, como são chamadas as voluntárias, formam um grupo muito especial que atua em nossas paróquias com diversas atividades, entre elas, os trabalhos manuais que vendem em, bazares e eventos com renda revertida às Pastorais Sociais e entidades que auxiliam os mais pobres.
A Confraria de São Nicolau de Tolentino e Almas teve início em Portugal, por volta de 1627, com leigos que buscavam o remir as almas do purgatório. Através das boas obras e da oração, pediam a intercessão divina.
O grupo exercita a através da celebração de missas e de outras celebrações e ainda da prática de obras de caridade.
O Grupo Augustinus foi criado em 2014, em Fortaleza (CE), com o objetivo de, a partir do lema “Uma só alma e um só coração voltados para Deus”, trabalhar a unidade, a meditação e a caridade.
Nas segundas e quintas-feiras, o grupo se reúne para rezar e estudar documentos, textos agostinianos, santos e outros temas atuais da Igreja.
Saiba mais sobre o Grupo:
Instagram e Twitter @grupoaugustinus