A Ordem de Santo Agostinho

Imagem Imagem

Estrutura

Nenhuma sociedade humana pode carecer de uma conveniente estrutura. Nossa Ordem escolheu, já desde o princípio, uma forma adequada à sua natureza: precisamente aquela em que a igualdade fraterna regulamenta as relações entre os Superiores e os demais Irmãos, onde ninguém é superior aos demais a não ser em razão do ofício ou cargo que lhe é encomendado durante um certo tempo.

Nossa Ordem é um instituto religioso na Igreja (cf. CIC, 607), composto de partes ou circunscrições. Alicerçada na vida fraterna e na comunhão de bens, tem no Capítulo Geral Ordinário, que acontece a cada seis anos, seu poder supremo de governo e de tomada de decisões pelo bem da Ordem, sua presença no mundo e seu apostolado a serviço da Igreja. A Regra e as Constituições dão a normativa e o dinamismo para a vida das comunidades religiosas. O governo da Ordem está centrado no Prior Geral (Padre Geral) e no Conselho Geral, com sede em Roma. O Governo Geral tem duração de seis anos, podendo ser reeleito por mais seis.

Estrutura Flags

Existem na Ordem Circunscrições maiores ou Províncias, com seu Superior Maior (Prior Provincial) e seu Conselho Provincial, cujo período de governo dura quatro anos, podendo ser reeleito por outros quatro mais. Existem também as Circunscrições menores, ou seja, Vicariatos e Delegações, governadas respectivamente pelos Superiores Maiores (Vicário Regional e Superior Delegado) e seus respectivos conselhos. Por fim está o governo das Casas ou Comunidades Locais que pertencem às Províncias, Vicariatos ou Delegações. São governadas pelo Prior Local e a instância de tomada de decisões é o Capítulo Local. Duas ou mais Províncias, e outras Circunscrições menores, unidas entre si, formam Federações ou Uniões, que são governadas segundo as Constituições e regem-se por direito próprio. Algumas Casas que dependem diretamente do Prior Geral, chamam-se Casas Gerais, erigidas ou suprimidas pelo Capítulo Geral.

Apesar desta variedade de Comunidades, todos os membros da Ordem constituem um único Instituto religioso. 

América do Norte
Canadá, Estados Unidos, México.
América Central
Costa Rica, Cuba, El Salvador, Honduras, Porto Rico, República Dominicana, República do Panamá.
América do Sul
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai, Venezuela.
Ásia
Coreia, Índia, Indonésia, Filipinas, Japão, Papua-Nova Guiné.
Oceania
Austrália.
África
África do Sul, Argélia, Congo, Nigéria, Quênia, Tanzânia, Togo.
Europa
Alemanha, Áustria, Bélgica, Cidade do Vaticano , Eslováquia, Espanha, Holanda, Irlanda, Itália, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca.
+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.