Carisma e Espiritualidade

Imagem Imagem

Orações

Oração à Nossa Senhora da Consolação e Correia

Ó Mãe da Consolação, cheios de confiança na vossa intercessão maternal, vimos implorar vosso auxílio! Tendes em vossas mãos a fonte de todas as graças, que brotam do Coração Misericordioso de Jesus: não nos desampareis em nossas necessidades, vinde consolar-nos em nossas aflições. Vós sois nossa Mãe! Volvei para nós o vosso olhar misericordioso e alcançai-nos as graças que fervorosamente vos imploramos (fazer o pedido). Amém.
Nossa Senhora da Consolação, consolai-nos!

Sob tua proteção, Mãe da Consolação

Sub tuum praesidium Mater Consolations

À vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, a quem vos invocamos como Nossa Senhora da Consolação e Correia. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas protegei-nos e livrai-nos sempre de todos os perigos. Virgem gloriosa e bendita, Mãe da Divina Graça e do Bom Conselho, Nossa Senhora do Socorro. Pois nunca se ouviu dizer que uma filha ou um filho vosso tenham a Vós recorrido, sem obter de Vós o socorro e o amparo. Mostrai-nos Jesus, vosso Filho, Consolador dos aflitos, Príncipe da paz e Conselheiro admirável, Graça benfazeja, bom Pastor e Profeta da esperança. A Vós consagramos nossa Província, com todas suas obras e atividades. Ajudai-nos a seguir vosso Filho, Caminho, Verdade e Vida. Animai-nos a ser sempre Servidores do Evangelho e do Reino de Deus. Fazei-nos jamais esquecer dos pobres, enfermos e abandonados. Dai-nos cuidar com carinho da Casa comum e sempre defender a vida. Favorecei-nos com vossa intercessão em todas as nossas necessidades, de maneira especial as vocações agostinianas. Intercedei por nós hoje e sempre e, na hora de nossa morte, acompanhai-nos na Boa Viagem, à feliz Glória do céu.
Nossa Senhora da Consolação e Correia! Rogai por nós.

Consagração à Mãe do Bom Conselho

Maria, Mãe do Bom Conselho, prostrado diante de Vós, peço que me acolhais no número de vossos filhos e seja assistido hoje e sempre com a graça do vosso bom conselho, a fim de que eu não pense e não faça voluntariamente coisa alguma que desagrade a Deus e a vós, minha Mãe. Sede para mim, com vossos maternais conselhos, guia nas minhas dúvidas, conforto nas tentações, salvação nos perigos, proteção e defesa nos momentos difíceis e ajuda em todas as necessidades. Amém.
Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós!

Oração pela revitalização da Ordem de Santo Agostinho na América Latina

Deus, nosso Criador, que nos amas, ajuda-nos a experimentar o teu amor em comunidade, e dar testemunho a todos do teu amor. Jesus, Senhor e Irmão nosso, que viveste entre os pobres, ajuda-nos a estar atentos à realidade em que vivemos, a enculturar-nos e a optar pelos mais necessitados e excluídos. Espírito Consolador, anima nossas comunidades, e ajuda-nos no processo de diálogo, reconciliação e comunhão para poder responder com fidelidade ao que nos pede a Igreja de nosso tempo; uma nova Evangelização desde tua Palavra e desde a nossa Espiritualidade Agostiniana.
Santa Maria, Mãe do Bom Conselho, Senhora da América Latina, intercedei por nós. Amém!

Oração à Santa Rita de Cássia

Ó Deus, que em tua infinita misericórdia te dignaste proteger com amor a tua fiel serva Rita de Cássia. Concedei-nos pela sua mediação quanto é impossível aos esforços humanos e as previsões do mundo e do ingênio. Pelo amor que Santa Rita tem por Vós, tende piedade de nós e socorrei-nos nas nossas necessidades. Faz que todos conheçamos que só Vós sois a recompensa dos humildes, a defesa dos abandonados e a força de todos aqueles que em Vós confiam. Amém.
Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

Oração à Santa Mônica

Modelo de Esposas e de Mães cristãs. Ó Esposa e Mãe exemplar, Santa Mônica:
Tu que experimentaste as alegrias e as dificuldades da vida conjugal; Tu que conseguiste levar à fé teu esposo Patrício, homem de caráter desregrado e irascível; Tu que choraste tanto e oraste dia e noite por teu filho Agostinho e não o abandonaste mesmo quando te enganou e fugiu de ti. Intercede por nós, ó grande Santa, para que saibamos transmitir a fé em nossa família; Para que amemos sempre e realizemos a paz. Ajuda-nos a gerar nossos filhos também à vida da Graça; conforta-nos nos momentos de tristeza e alcança-nos da Santíssima Virgem, Mãe de Jesus e Mãe nossa, a verdadeira paz e a Vida Feliz. Amém! Santa Mônica, rogai por nós.

Orando com Santo Agostinho – 1

Senhor, a ti que desejo ir: o que te peço, ainda, é que digas como alcançar-te. Se nos abandonas, perecemos. Mas tu não nos abandonas, porque é o sumo bem, a quem todos encontram, quando retamente te procuram. Ensina-me, pois, ó Pai, a procurar-te, liberta-me do erro, faze que, na minha busca, nada que não seja tu apresente-se em meu caminho. Pois, visto ser verdade que a ninguém mais desejo senão a ti, faze, eu te suplico, ó Pai, que eu possa encontrar-te.
Mas, se ainda subsiste em mim algum desejo vão, despoja-me dele. Purifica-me, tu mesmo, e torna-me capaz de te ver. Permite-me, enquanto tiver de conduzir e levar este meu corpo, que eu seja puro, magnânimo, justo e prudente, perfeito amante e conhecedor de tua sabedoria. Torna-me digno da tua morada e que possa assim vir a habitar no teu beatíssimo Reino. Assim seja! (Solilóquios 1,6 )
Santo Agostinho, rogai por nós!

Senhor

Que eu seja sempre humano e compreenda as coisas humanas!
Escutai-me e santificai-me, Senhor, Vós que me criastes. Amém!

Orando com Santo Agostinho – 2

Ó Santo Agostinho, sê para nós mestre de vida interior; faze que nela recuperemos a nós mesmos e que, voltemos ao interior de nossa alma, e que então possamos descobrir aí dentro, o reflexo, a presença e a ação de Deus. Dóceis ao convite de nosso verdadeiro ser, mais dóceis ainda ao mistério da sua graça, possamos alcançar a sabedoria com a verdade; com a verdade, o amor; com amor, a plenitude da vida que é Deus. Amém. (Paulo VI)
Santo Agostinho, rogai por nós!

Oração à Santo Agostinho

Ó excelso doutor da graça, Santo Agostinho. Tu que contaste as maravilhas do amor misericordioso operado em tua alma, ajuda-nos a confiar sempre e unicamente na ajuda divina. Ajuda-nos, ó grande Santo Agostinho, a encontrar a Deus “eterna verdade. Verdadeira caridade, desejada eternidade”. Ensina-nos a crer e viver na graça, superando nossos erros e angústias. Acompanha-nos à vida eterna, para amar e louvar incessantemente ao Senhor. Amém.
Santo Agostinho, rogai por nós!

Tarde te Amei

Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem. Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira.
Espargiste tua fragrância e,
respirando-a, suspirei por ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz.
(Santo Agostinho, Confissões X, 27-29)

Oração pelas Vocações Agostinianas

Senhor,
fonte de toda santidade, acendei em muitos jovens o desejo de seguir-vos na Ordem de Santo Agostinho, para terem conosco uma só alma e um só coração orientados para Deus. Necessitamos de profetas capazes de enxergar além, testemunhas generosas do Evangelho, apóstolos valentes a serviço dos homens e mulheres de hoje. Por isso, Senhor, humildemente vos pedimos que nos abençoeis com numerosas e santas vocações; seiva nova, geradora de vida e motivo de esperança. Que o Espírito Santo nos acompanhe com sua luz e seu amor para que possamos viver nossa própria vocação com entusiasmo e autenticidade e assim mostremos a todos a beleza da Vida Religiosa Agostiniana. Amém!

Oração do Jovem Agostiniano

Divino “Amigo” que em mim habita, fazei do meu coração um lugar de encontro, paz e inquietude. Dai-me a capacidade de caminhar e cantar ainda que me sinta incompleto. Que eu seja capaz de estender as mãos e aquecer o coração dos que no caminho comigo estão. Dai-me, Amado “Amigo”, um olhar para a felicidade verdadeira, não aquela que ilude, mas a que me faz ser quem de fato sou, uma felicidade inquieta. Amém!

Oração pelos Leigos Agostinianos

Pai, fizeste-nos para vós, e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar em vós. Nós vos suplicamos: infundi-nos o vosso Espírito Santo para vivermos unidos a Cristo, como os ramos estão à videira, e assim darmos fruto na Igreja e no mundo. Concedei-nos crescer no amor a vós e ao próximo, viver com humildade e alegria a nossa missão que hoje nos recomendardes. Que a vossa graça suscite, dirija e acompanhe todos os pensamentos, obras e ações deste dia e assim poderemos apresentá-las a vós dignamente. Senhor, toda a nossa esperança está na vossa grande misericórdia, dai-nos o que mandais e mandai o que quiserdes. Rogamos pela família de cada um de nós, pelos irmãos da fraternidade, pela família agostiniana no mundo e por toda a Igreja. Nós pedimos pela intercessão de Nossa Senhora da Consolação e Correia e Santa Madalena de Nagasaki e todos os santos da Ordem, a vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
Amém!

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.