Em sintonia com a Ordem de Santo Agostinho, que está promovendo a Escuta Sinodal em todas as suas circunscrições nos cinco continentes, nossa Província inicia a fase de Consulta Sinodal - um convite para caminharmos juntos em um itinerário de preparação para o Sínodo dos Bispos que será realizado em 2023.
A partir das orientações elaboradas pela Comissão Sinodal Provincial, os grupos sinodais agostinianos (GSA) irão atuar em diversos espaços da Província (centros educativos, comunidades religiosas, leigos agostinianos, paróquias, jovens vocacionados, etc), desenvolvendo, durante o mês de março, o processo de escuta para refletir as dimensões do próprio Sínodo, que são a comunhão, a participação e a missão.
No vídeo abaixo, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, explica que "a sinodalidade é o jeito de ser do novo milênio, é o que Deus quer de nós, como ensina o Papa Francisco."
"Neste processo, a Província da Consolação também renova seu compromisso no caminho sinodal, na escuta, no serviço e na atenção aos rumos de nosso país e do mundo. Muitas iniciativas provinciais serão desenvolvidas nessa perspectiva." (Frei Luiz Antônio)
Após a fase de escuta, a Comissão Sinodal Provincial irá elaborar a síntese que será enviada para a Comissão Sinodal da Ordem.
Confira as orientações:
Para entender o Sínodo
Em vídeo, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, apresenta um contexto histórico da experiência sinodal, desde as origens entre os séculos II e III, passando pelos concílios modernos e contemporâneos até a experiência atual com o Papa Francisco. Leia mais aqui.