Em vídeo, nosso Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, apresenta um contexto histórico da experiência sinodal, desde as origens entre os séculos II e III, passando pelos concílios modernos e contemporâneos até a experiência atual com o Papa Francisco.
A instituição sinodal na Igreja Primitiva é uma das mais importantes manifestações da vida eclesial nos primeiros séculos. O Sínodo é uma espécie de conselho permanente do Papa para assuntos de relevância da Igreja, e é organizado em assembleias.
O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa Paulo VI com o Motu próprio “Apostolica sollicitudo”, em 15 de setembro de 1965. Resgatando uma instituição que sempre esteve presente na vida da Igreja.
"Os termos colegialidade e sinodalidade são neologismos. Não os encontramos no Novo Testamento, no entanto, a sua inspiração lá está presente. Porque a colegialidade, a comunhão, o participar, o buscar caminhos comuns, em conjunto, estão no fundamento da vida apostólica e das próprias primeiras comunidades cristãs. E a igreja, diante dos novos desafios sempre buscou responder aos problemas que foram surgindo."
Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco traz traços marcantes de seu estilo sinodal de governar pastoralmente a Igreja. Entre eles, a alegria do Evangelho, a Ecologia Integral, a misericórdia, o Pacto Educativo Global, a Economia de Clara e Francisco e a própria sinodalidade. "Percebemos a sinodalidade de Francisco desde o momento de sua eleição, quando ele se apresenta como o bispo de Roma. Há uma sensibilidade do Papa em relação à presença da Igreja no mundo de hoje".
A 16ª assembleia geral ordinária do Sínodo, que será realizada em 2023, irá tratar a perspectiva da Sinodalidade na vida e na missão da Igreja. Aberto pelo Papa Francisco em outubro, é um caminho que convida toda a igreja a caminhar junto em um movimento eclesial.
"Todo o povo de Deus é convidado a participar sinodalmente das nossas consultas, dos nossos diálogos, em nível diocesano, das comunidade locais, das conferências dos religiosos, dos movimentos. É um momento importantíssimo que nós estamos vivendo. Uma ocasião da presença viva do Espírito Santo que suscita novas pistas e novos caminhos para os tempos que nós estamos vivendo para anunciar com alegria o Evangelho de Jesus Cristo."
Assista ao vídeo: