A declaração, lida no encerramento do Capítulo pelo Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral Antón, OSA, expressa as apreensões, denúncias, e também esperanças e compromissos diante das realidades de nossa época.
"Nós, agostinianos, nos comprometemos a trabalhar por um mundo de justiça que busque a paz para todos. Seguimos nosso Senhor Jesus Cristo, Príncipe da Paz, e percebemos a necessidade de conversão em nós mesmos e no mundo, para construir a sociedade que, por Sua graça, somos capazes de realizar. Comprometemo-nos a superar a crise civilizacional, ambiental e espiritual."
O 187º Capítulo Geral Intermédio da Ordem de Santo Agostinho, realizado de 11 a 23 de setembro, em San Diego, na Califórnia (Estados Unidos), reuniu religiosos representando mais de 50 países dos cinco continentes em um encontro muito significativo, marcado por partilhas, reflexões, trabalho e o compromisso contínua com a renovação, com destaque para cinco principais aspectos do Documento Renovatio: A) Espiritualidade; B) Apostolado e Evangelização; C) Pobreza e Justiça Social; D) Vocações e E) Formação Inicial.
Leia com exclusividade o documento:
O Capítulo Intermédio é a máxima reunião de avaliação das obras e atividades dos agostinianos no mundo, expressão do espírito sinodal, característico da tradição da Ordem. É uma oportunidade de reflexão comum sobre o tema “Renovatio” (renovação) à luz dos sinais dos tempos e dos desafios contemporâneos.
Do Brasil, participaram o nosso Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, e o Prior Provincial da Província do Brasil, Frei Maurício José Manosso Rocha, OSA.
Confira também:
A alegria de seguir Jesus como Agostinianos (artigo do Frei Luiz Antônio Pinheiro)
Capítulo Geral Intermédio 2022 - Atividades da primeira semana
Capítulo Geral Intermédio Agostiniano - 11 a 23 de setembro
Imagens do dia a dia Capítulo:
O último Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho foi realizado em Roma, em setembro de 2019. Este Capítulo Ordinário acontece a cada seis anos e, no meio do período, é realizado o Capítulo Geral Intermediário.
Trata-se de uma assembléia da qual participam representantes das diversas circunscrições da Ordem de Santo Agostinho para discernir como estão progredindo os aspectos pastorais e de vida comunitária. É também um espaço para rever os planos estabelecidos no Capítulo Geral Ordinário e, em última análise, para repensar a vida da Ordem à luz do que Deus e a Igreja pedem aos agostinianos. Um tempo para renovar a vida religiosa consagrada e o compromisso missionário e pastoral de serviço ao mundo e à Igreja.