Artigos

24
set/22

A alegria de seguir Jesus Cristo como agostiniano

Imagem
Imagem

Muitos são os desafios que o mundo tem vivido, dentre os quais a crise ambiental, a recessão econômica, as nefastas consequências da pandemia, com a injusta distribuição da vacina entre países ricos e pobres, a fome que acossa milhões de pessoas, a guerra da Ucrânia e outros conflitos mundo afora. Em meio a tudo isso, não podemos jamais perder a esperança, com o firme propósito de trabalhar com coragem e determinação para que o mundo seja diferente, com todos os recursos que temos às mãos. “Convido a vocês queridos Irmãos, a renovar a nossa consagração religiosa, na alegria de seguir a Jesus Cristo como Agostinianos”. Este foi o convite que o Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral OSA, fez-nos ao abrir o 187º Capítulo Geral da Ordem Agostiniana, realizado em San Diego, na Califórnia, EUA, entre os dias 11 e 23 de setembro deste ano.

Ao terminar o Capítulo Geral Intermédio 2022, que é a máxima reunião de avaliação das obras e atividades dos Agostinianos no mundo todo, o Prior Geral reconheceu como somos gratos a Deus pela realização deste importante encontro. Reforçou a centralidade do amor como o movente de todo o nosso ser, que nos leva a viver a fé e a esperança como dons de Deus. A graça de vivermos a fraternidade nos impulsiona a ser no mundo “ministros do amor e da misericórdia”.

Nos muitos relatórios, partilhas, reflexões e mensagens, ressoaram como um refrão contínuo as palavras amor, fraternidade, compaixão, misericórdia, compromisso. Mais que os documentos, é a vida, vivida em fraternidade, amor e misericórdia, o autêntico testemunho que somos chamados a dar, no cotidiano de nossas atividades.

Este é o quarto capítulo geral do qual tive a oportunidade de participar. Verdadeiramente é uma ocasião de graça: experimentar a internacionalidade da Ordem (mais de 50 países representados); conviver com muitos irmãos conhecidos de outras ocasiões e outros tantos novos, que compartilham o mesmo carisma; conhecer tantos desafios e projetos em escala mundial; buscar juntos pistas e soluções para demandas que nos pedem uma resposta. O capítulo realizou-se na ensolarada San Diego, sob o patrocínio da Província Agostiniana de Santo Agostinho da Califórnia, que este ano celebra 100 anos de existência (1922-2022). De fato, somos agradecidos, na pessoa do Prior Provincial, Frei Gary Sanders OSA, pela generosidade, hospitalidade e prodigalidade com que acolheu os frades capitulares provenientes dos cinco continentes.

Foram muitos os momentos de graça. Só para citar alguns mais: a presença do arcebispo de San Diego, Dom Robert Walter McElroy, feito cardeal no último consistório. A liturgia contou com a criatividade dos muitos vídeos e gravações que nos sintonizaram com as realidades da Ordem, na expressão da riqueza e beleza de nossas culturas, nas várias línguas que nos convidaram a louvar a Deus, unidos em uma só alma e um só coração. Chegaram mensagens de várias partes, entre as quais as dos Priores Gerais da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) e dos Agostinianos Descalços (OAD), bem como da transmissão ao vivo da partilha das presidentas de cinco federações de monjas agostinianas e de representantes leigos da Comissão Internacional dos Leigos Agostinianos. A alegria e partilha realizada com Frei Maurício Manosso Rocha OSA, Prior Provincial da Província Agostiniana do Brasil, acerca de nossa presença agostiniana no Brasil, e da disposição de estabelecer laços mais profundos entre as duas províncias.

Um dos frutos do Capítulo Geral Intermédio 2022 é o Documento Renovatio, pelo qual, uma vez mais, se anima a toda a Família Agostiniana a testemunhar a alegria de seguir a Jesus Cristo como Agostinianos. O documento propõe a contínua renovação a que somos compelidos em cinco partes: A) Espiritualidade; B) Apostolado e Evangelização; C) Pobreza e Justiça Social; D) Vocações e E) Formação Inicial.

Destaco alguns pontos da parte C) Pobreza e Justiça Social, onde afirma-se: o ministério da paz e da justiça social deve ser um trabalho de todos; todos somos convidados a rever nossas práticas, projetos e atitudes para avaliar como está nossa solidariedade com os mais pobres e necessitados; como estamos cuidando da Casa comum; como podemos, juntos, encontrar pistas para não desanimarmos diante dos enormes desafios com os quais nos encontramos diariamente; a educação é um caminho privilegiado para trabalhar a consciência e o compromisso com a solidariedade, a justiça social e a paz.

Vejo aqui uma grande conexão com o empenho que se realiza em nossos centros educativos e obras sociais nessa práxis transformadora. Quero também, sintonizado com esse belo caminho da Ordem Agostiniana como um todo, expressar meu apreço e gratidão pela Campanha Agostinianos contra a Fome, desenvolvida no âmbito de nossa Província e que é, certamente, um sinal de solidariedade, fraternidade e amor.

Por fim, quero chamar também a atenção para a Declaração do CGI 2022, que, de maneira inédita, reproduzimos aqui no boletim Inquietude, compartilhando com nossos leitoras e leitoras, nossas apreensões, denúncias, mas também esperanças e compromissos diante da realidade de nossa época. Que a Padroeira de nossa Província, Nossa Senhora da Consolação e Correia, invocada na Ordem Agostiniana como Mãe do Bom Conselho, Nossa Senhora da Graça e do Socorro, nos acompanhe e nos abençoe na alegria de seguir a Jesus Cristo, seu Filho, como Agostinianos.

Leia com exclusividade o documento:


Agostinianos encerram Capítulo Geral Intermédio com declaração de compromisso
Capítulo Geral Intermédio 2022 - Atividades da primeira semana
Capítulo Geral Intermédio Agostiniano - 11 a 23 de setembro

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.