Fale com o animador vocacional

Notícias

16
dez/21

Assembleia de formandos 2021 reflete sobre o documento Ratio Institutionis

Imagem
Imagem

A Assembleia de Formandos (AF) 2021, realizada entre os dias 7 e 9 de dezembro, na Fraternidade Santa Mônica, em Belo Horizonte/MG, foi um encontro muito especial para estudo, reflexão, comunhão e partilha, que contou com a participação do Frei Alex Lam Alania, OSA, Assistente Geral da Ordem de Santo Agostinho para a América Latina.

Frei Alex ministrou o colóquio sobre a Ratio Institutionis da Ordem de Santo Agostinho, atualizada em 2019. Compartilhou um pouco de sua história pessoal e trajetória desde sua formação inicial, e ressaltou que o documento inspira a construção do plano de formação de cada província, chamando a atenção para cinco pontos:

1 - A necessidade de uma visão interdisciplinar e integral do ser humano, equilibrada e encarnada, própria de um contexto: a formação deve ter em conta que o homem é constituído por várias dimensões, tais como: filosófica, social espiritual, cognitiva, comunicativa, estética, emocional, ética, entre outras.

2 - A importância de que todas as áreas de formação tenham como um marco teológico a antropologia agostiniana, proporcionando, assim, uma forma de ver o ser humano: enquanto o documento anterior a este falava de objetivos gerais da formação, o atual explicita uma visão teológica do homem, buscando compreender as dimensões da humildade, da verdade e da liberdade.

3 - Compreender que a busca de Deus, a comunidade e o apostolado agostiniano fazem parte de um mesmo carisma: no apostolado a comunidade também se faz presente e o testemunho é mais forte quando se vê os irmãos trabalhando juntos em uma relação com Deus, consigo e com os outros. A primeira interpretação de "uma só alma e um só coração" de Santo Agostinho, partia da necessidade de uma harmonia interior que deveria refletir no externo, ou seja, a experiência comunitária só é possível se for precedida por uma experiência pessoal.

4 - A importância de um acompanhamento pessoal e comunitário, inicial e permanente, organizado e qualificado: a necessidade de acompanhamento pessoal e comunitário e um diálogo formativo regular entre os formandos e os seus acompanhantes. E dos formadores terem um treinamento suficiente para acompanhar processos humanos e espirituais, conforme a nova Ratio Institutionis. 

5 - O processo formativo abarca a vida inteira, ou seja, abrange desde a formação inicial até a formação permanente: a gradualidade e sistematicidade das etapas de formação, bem como as exigências e as responsabilidades dos formandos inerentes a cada etapa. 

Frei Alex Lam motivou os formandos a continuarem sonhando em nível pessoal e comunitário, uma vez que a formação inicial é tempo propício para se colocar os fundamentos necessários para a concretização de tais ideais.

Os formandos também participaram de um encontro de integração e convivência com os religiosos de votos solenes reunidos no Capitulo Provincial Intermédio, no Recanto São José, em Belo Horizonte (MG).

Participantes:

Frei Alex Lam Alania, OSA
Frei Caio Filipe de Lima, OSA
Frei Eduardo José de Oliveira, OSA
Frei José Flávio Cassiano dos Santos, OSA
Allison Pereira da Silva
Emerson Nepomuceno Macêdo
Gabriel Vitor de Sousa
Guilherme Lessa
José Ricardo Duarte
José Henrique Souza Morais
Johnata Alves Fonseca
Romário Marllon Vitor de Oliveira
Ronaldo José Rodrigues
Vicente Nascimento da Mata
Washington Rodrigues

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.