Notícias

13
dez/21

Capítulo Provincial Intermédio: encontro, convivência, escuta e partilha

Imagem
Imagem

O Capítulo Provincial Intermédio da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, realizado entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2021, em Belo Horizonte (MG), reuniu os freis das 10 fraternidades da Província, dos estados do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em um importante momento de comunhão, escuta e partilha. Oportunidade para o diálogo, a reflexão e a tomada de decisão sobre importantes temas, o evento contou com a participação do Prior Provincial da Província do Brasil, Frei Maurício Manosso, OSA, e do Frei Alexander Lam Alania, OSA, Assistente Geral da Ordem de Santo Agostinho para a América Latina.

Foram cinco dias de programação intensa e dinâmica, com sessões plenárias e grupos de trabalho. Com a oração inicial e a leitura da carta de delegação do Prior Geral, Frei Alejandro Moral Antón, OSA, na qual indicou o Frei Alex Lam como presidente do Capítulo, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, iniciou as atividades no dia 6 de dezembro. Em sua fala, Frei Luiz Antônio ressaltou os objetivos do Capítulo Provincial Intermédio que foi proporcionar o encontro fraterno, revisar o programa do quatriênio e aprofundar em temas essenciais para a vida da Província.

A Missa do Espírito Santo, na Paróquia Cristo Redentor, marcou a abertura oficial do Capítulo. Durante a celebração, presidida pelo Frei Alex Lam, os freis Felipe dos Santos Barbosa e Thales Ryan de Carvalho, fizeram a Profissão Solene. E os freis Caio Filipe de Lima Pereira, Eduardo José Oliveira e José Flávio Cassiano dos Santos, renovaram os votos temporários de castidade, pobreza e obediência.

O primeiro dia de atividades foi encerrado com um jantar comemorativo com os familiares dos professos e os aniversariantes do mês de dezembro.

Ao longo da semana, os freis se dedicaram a estudos, grupos de trabalhos, apresentações das comissões e votações. Também tiveram momentos de convivência e lazer.

Frei Luiz Antônio apresentou o "Álbum de Família" , destacando fatos que marcaram a chegada dos primeiros agostinianos vindos da Espanha para o Brasil, em 1929 - uma alusão ao centenário que será celebrado em 2029. Resgatou eventos que constituíram os primeiros 30 anos da presença dos frades no Brasil por meio de imagens e gravuras. Contribuíram com depoimentos, os freis José Rodriguez Álvarez (Frei Zezinho), Pablo Gabriel López
Blanco e Luiz Augusto de Mattos.

Durante a celebração de encerramento, na Capela do Recanto São José, o Frei Luiz Antônio falou sobre três pontos essenciais que o encontro proporcionou: relacionamento, proximidade e gratidão.

Sobre o relacionamento, disse que foi fundamental a oportunidade de convivência, de estarem todos juntos. "Somos seres amorosos, de relação. Que levemos essa marca graciosa em todos os nossos relacionamentos." Frei Luiz também destacou que a proximidade é uma marca agostiniana. "Assim como Deus se faz próximo de nós, fica o convite parar sermos próximos uns dos outros." E sobre a gratidão, disse que precisamos ser gratos a Deus em todo o tempo, celebrando a vida que ele nos concedeu. "Somos muito mais que nossos limites e imperfeições".

Os eventos realizados com público restrito e seguindo os protocolos de prevenção ao Covid19.

Confira mais imagens: https://flic.kr/s/aHsmXdGHYf

Vídeo da celebração de abertura do Capítulo:

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.