Fale com o animador vocacional

Artigos

09
set/21

Quando entrar setembro…

Imagem
Imagem

“Quando entrar setembro/ E a boa-nova andar nos campos...”, assim começa a música “Sol de Primavera”, de Beto Guedes. Dia 22 de setembro se iniciará a primavera. Primavera que vem após o inverno. A primavera sempre desperta em nós o desabrochar de sonhos, momento de reavivar a esperança. Nesse compasso, convido a ouvir o concerto da “Primavera”, da famosa obra do compositor italiano Antonio Vivaldi, “As Quatro Estações”.

Precisamos de música para despertar nossa alma da névoa do conformismo e insensibilidade diante de tantos desatinos mundo afora e em nosso país: terremoto no Haiti, o golpe do Talibã no Afeganistão, as quase 600 mil vítimas da Covid-19, os ataques vergonhosos à democracia, a inconsciência de muitos católicos diante do que está acontecendo...

E assim continua a canção de Beto Guedes: “Quero ver brotar o perdão/ Onde a gente plantou/ Juntos outra vez”.

Um desejo que se faz profecia diante de um país dividido de brasileiros e brasileiras contra brasileiros e brasileiras; polarizações e desrespeito às pessoas, às instituições democráticas, incitações ao ódio, mentiras com pretensão de verdade... e o pior, muitas vezes revestidas com argumentos religiosos, que nada têm a ver com o Evangelho de Jesus Cristo.

Aparentemente podemos sentir-nos impotentes diante de tantos descalabros. Aí me recordo que o Reino de Deus cresce como uma pequena semente lançada na terra. Por isso, “desesperar, jamais!”. E volto meus olhos para a Páscoa de nosso querido Frei Walter Ricardo Rother, OSA, que fez sua passagem exatamente quando entrou setembro, no dia primeiro.

Frei Walter nos recorda o essencial da vida de qualquer um de nós: viveu na simplicidade, na disponibilidade e na operosidade, quase “uma vida em segredo”, parafraseando o conto de Autran Dourado. Nas intempéries da vida, Frei Walter simplesmente viveu com fidelidade sua consagração religiosa no cotidiano sem estardalhaço, com fé inabalável e profunda confiança em Deus.

Desde o jardim eternamente primaveril, na casa Comum do Pai, ele intercede por nós, como “servo de Deus”, como sempre foi. Gratos somos, Frei Walter, por sua presença, seu testemunho e seu sorriso entre nós!

Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA
Prior Provincial

*Texto publicado na coluna Reflexão do Jornal Inquietude On-line, de setembro de 2021.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.