Celebramos, de uma forma muito especial, no dia 16 de setembro, o 3º aniversário de criação da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil.
O Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, que participa do 187º Capítulo Geral Intermédio da Ordem de Santo Agostinho, de San Diego, na Califórnia (EUA), de 11 a 23 de setembro, nos enviou uma saudação especial. Confira:
A elevação do Vicariato Nossa Senhora da Consolação do Brasil à categoria de Província, se deu no dia 16 de setembro de 2019, durante o 186° Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho, em Roma. Com a elevação, deixamos o vínculo jurídico com a Província Matritense da Espanha, e passamos a ser uma nova Província da Ordem de Santo Agostinho a serviço da Igreja no Brasil.
Em dezembro de 2019, o Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral Antón, OSA, formalizou a instituição da Província, durante o I Capítulo Provincial, realizado em Belo Horizonte. Um momento histórico que contou com a presença dos freis da nossa Província, do Assistente Geral para a América Latina, Frei Alexander Lam, OSA, e do ex-provincial da Província Matritense, da Espanha, Frei Carlos José Sánchez, OSA.
Somos uma Província sinodal, em saída, com mais de 90 anos no Brasil, e presente em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Ceará. O carisma de comunhão que nos caracteriza como agostinianos é o fundamento da sinodalidade.
Bem-vindos à nossa Província!
Origem
A Província da Consolação tem sua origem na Província Agostiniana do Sagrado Coração de Jesus de Madri, também conhecida por Província Matritense, por ter boa parte de suas casas e obras na região de Madri, na Espanha. Os primeiros religiosos agostinianos da Província Matritense, que vieram para o Brasil em 1929, saíram do Mosteiro de El Escorial. Por isso são também conhecidos como Agostinianos do Escorial.
Sobre o Capítulo Geral:
convocado pela Cúria Geral Agostiniana a cada seis anos, o atual Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho é realizado em Roma, na Itália, durante cera de 20 dias, com a participação de representantes da Ordem de todo o mundo.
Rezemos juntos a oração a Nossa Senhora da Consolação e Correia, Padroeira da nossa Província:
À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, a quem vos invocamos como Nossa Senhora da Consolação e Correia. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas protegei-nos e livrai-nos sempre de todos os perigos. Virgem gloriosa e bendita, Mãe da Divina Graça e do Bom Conselho, Nossa Senhora do Socorro. Pois nunca se ouviu dizer que uma filha ou um filho vosso
tenham a Vós recorrido, sem obter de Vós o socorro e o amparo.
Mostrai-nos Jesus, vosso Filho, Consolador dos aflitos, Príncipe da paz e Conselheiro admirável, Graça benfazeja, bom Pastor e Profeta da esperança. A Vós consagramos nossa Província, com todas suas obras e atividades. Ajudai-nos a seguir vosso Filho, Caminho, Verdade e Vida. Animai-nos a ser sempre Servidores do Evangelho e do Reino de Deus.
Fazei-nos jamais esquecer dos pobres, enfermos e abandonados. Dai-nos cuidar com carinho da Casa comum e sempre defender a vida. Favorecei-nos com vossa intercessão em todas as nossas necessidades, de maneira especial as vocações agostinianas. Intercedei por nós hoje e sempre e, na hora de nossa morte, acompanhai-nos na Boa Viagem, à feliz Glória do céu.