Agostinho escreveu muitas obras: um total de 113, sem contar as cartas – das quais se conservam mais de 200 – e os Sermões. A maior parte das obras de Santo Agostinho surgiram por causa dos problemas ou das preocupações que atormentavam a Igreja do seu tempo; é por isso que em suas obras estão presentes as polêmicas em que ele mesmo esteve envolvido, principalmente contra os maniqueos (seita da qual ele mesmo fez parte antes da conversão e que defendia um confuso dualismo cósmico – o bem contra o mal sempre em conflito um com o outro- e desvalorizavam de forma perversa tudo o criado), os donatistas (que atribuíam a eficácia dos sacramentos unicamente ao ministro, negando sua ação, como sinal eficaz da graça e ainda se consideravam a “Igreja dos santos”) e os pelagianos (que defendiam que o homem se salva por suas próprias forças, sem precisar da graça de Deus).
Além destas obras destinadas a combater os adversários e inimigos da Igreja, Agostinho escreveu outras de diversos conteúdo: no campo exegético (principalmente os Comentários ao Gênesis, São João e os Salmos), no dogmático (“Sobre a Trindade”), no Pastoral (“Sobre a Catequese dos simples”). Mas, dentre todas as obras, destacam dois pela genialidade: “A Cidade de Deus”, que representa a primeira tentativa de fazer uma interpretação cristã da história, e “As Confissões”, onde Agostinho manifesta sua fraqueza, que gera o mal, e a Deus, fonte de todo bem e Verdade absoluta; as “Confissões” são um louvor à Graça de Deus.
A obra e o pensamento de Agostinho ultrapassam os limites de sua época e exercem uma grande influência na Idade Média e na nossa época. A influência de Agostinho acontece nos diversos campos do pensamento, da cultura e da vida religiosa. Agostinho morreu no dia 28 de agosto do ano 430 e seus restos mortais, depois de longa peregrinação, descansam na cidade de Pavia, no norte da Itália.
Abaixo segue tabela com as obras com as quais Agostinho presenteou a humanidade:
DATAS | TÍTULO ORIGINAL (EM LATIM) | ASSUNTO DA OBRA |
---|---|---|
386 | Contra academicos | Contra os céticos |
386 | De beata vita | A vida feliz |
386 | De ordine | A ordem |
386-387 | Soliloquia | Solilóquios |
386-387 | De immortalitate animae | A imortalidade da alma |
387-391 | De immortalitate animae | A imortalidade da alma |
387-391 | De musica | A música |
387-389 | De moribus ecclesiae catholicae et de moribus Manichaeorum | Costumes da Igreja católica e dos maniqueus |
387-388 | De quantitate animae | A grandeza da alma |
388-395 | De libero arbitrio | O livre arbítrio |
389 | De magistro | O mestre (O professor) |
389-391 | De vera religione | A verdadeira religião |
391 | De utilitate credendi | Utilidade de crer |
392-393 | De duabus animabus contra Manichaeos | Sobre as duas almas (contra os maniqueus) |
393 | De fide et symbolo | A fé e o símbolo |
393-394 | De sermone Domini in monte | O sermão da montanha |
395 | De continentia | Sobre a continência |
395 | De mendacio | Sobre a mentira |
396 | De agone christiano | A luta (esforço, empenho) do cristão |
396-426 | De doctrina christiano | A doutrina cristã |
396-420 | Enarrationes in Psalmos | Comentários sobre os salmos – 1 a 50 Comentário sobre os salmos – 51 a 100 Comentário sobre os salmos – 101 a 150 |
397-401 | Confessiones | Confissões |
397-398 | Contra Faustum Manichaeum | Contra Fausto, o maniqueu |
399 | De natura boni | Sobre a natureza do bem |
399 | Contra Secundinum Manichaeum | Contra Secundino, o maniqueu |
399-419 | De trinitate | A Trindade |
400 | De fide rerum quae non videntur | A fé nas coisas invisíveis |
400 | De consensu evangelistarum | O consenso dos Evangelistas |
400 | De opere monachorum | O trabalho dos monges |
400 | De catechizandis rudibus | Instrução dos catecúmenos |
400-401 | De baptismo contra partem Donati | Sobre o Batismo, contra os donatistas |
401 | De bono coniugale | O bem do casamento |
401 | De sancta virginate | A santa virgindade |
401-415 | De Genesi ad litteram | Sobre a interpretação literal do Gênesis |
406-430 | In evangelium Ioannis tractatus | Tratado do evangelho de João |
410 | De urbis Romae excidio | Sermões sobre a queda da cidade de Roma |
412 | De peccatorum meritis et remissione et de baptismo parvulorum | O merecimento e perdão dos pecadores e o batismo das crianças |
412-413 | De fide et operibus | A fé e as obras |
412 | De spiritu et littera | O espírito e a letra |
413-427 | De civitate Dei | A cidade de Deus |
414-415 | De natura et gratia | A natureza e a graça |
415-416 | De perfectione iustitiae | A perfeição da justicia |
417 | De gestis Pelagii | Os procedimentos de Pelagio |
418 | De gratia Christi et de peccato originali | A graça de Cristo e o pecado original |
418 | De patientia | A paciência |
419-421 | De anima et eius origine | A alma e suas origens |
420 | Contra mendacium | Contra a mentira |
420-422 | De cura pro mortuis gerenda | Os cuidados para com os mortos |
421 | Contra Iulianum | Contra Juliano |
426-427 | Retractationes | Retratações |
428 | Contra Maximinum | Contra Maximino |
428-429 | De praedestinatione sanctorum | A predestinação dos santos |
428-429 | De dono perseverantiae | O dom de perseverança |
386-429 | Epistulae | Cartas (270 cartas) |
393-430 | Sermones | Sermões (390 sermões) |
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