Entre os dias 16 e 21 de outubro, foi realizado na sede do Pontifício Instituto Patrístico Augustinianum, em Roma, o XXIII Congresso do Instituto Histórico Agostiniano.
O Congresso iniciou com a saudação do Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral Antón, Osa e com a acolhida do presidente do Instituto, Frei Isaac González, OSA, aos participantes.
Na programação, nosso Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, membro do Pontifício Instituto Patrístico Augustinianum, apresentou os volumes que fazem parte da coletânea “História da Arquidiocese de Belo Horizonte”. A publicação, organizada pelo Frei Luiz Antônio e pelo professor da PUC Minas, Caio César Boschi, apresenta a trajetória da Igreja de Belo Horizonte em sua missão evangelizadora, detalhando, entre outros pontos, as Assembleias do Povo de Deus, a história das primeiras paróquias e a tradição religiosa das das 28 cidades que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte. Ao todo serão 10 volumes que serão.
Durante o evento, 25 especialistas falaram sobre a *Hagiografia Agostiniana: Santidade, devoção e política hagiográfica na Ordem de Santo Agostinho. Todos os santos e beatos agostinianos foram citados pelos diferentes modelos de santidade (eremita, mendicante, medieval, barroca, martírio, evangelização, educação dos jovens e serviço aos necessitados), bem como o estudo detalhado de alguns deles: Jordão da Saxônia, Agostinho de Tarano, Santa Rita, São João de Sahagún, Veneráveis Agostinianos de Aragão, Guilherme Tirry, Nicolau de Tolentino nas Filipinas, Beato Anselmo Polanco, Mártires do Vale de Apolobamba (Peru), Beato José Agostinho de Fariña, hagiografia e vidas exemplares da Província de Michoacán, Frei Juan Bautista Moya, Frei Antonio de Roa, hagiografia no templo de San Agustín de Bogotá, etc. Também foram apresentados diversos livros recentemente publicados pelos membros do Instituto.
O congresso ofereceu uma perspectiva interdisciplinar tanto sobre os vários fenómenos hagiográficos que se desenvolveram ao longo da história da Ordem, como sobre a análise de casos particulares que melhor ilustram os diferentes momentos da promoção da santidade agostiniana. Além das conferências, as partilhas de ideias e perspectivas foram muito frutíferas, promovendo o diálogo e a colaboração entre estudiosos de diferentes tradições académicas e origens geográficas como Itália, Espanha, Malta, Bélgica, Brasil, México, Chile, Colômbia, Bolívia, Filipinas, Irlanda e Estados Unidos da América.
No encerramento, foram eleitos para a nova diretoria do Instituto, os freis Rocco Ronzani (Presidente); Josef Sciberras (Secretário), e Jesús Álvarez (Conselheiro).
Participaram da primeira e última conferência Dom Emore Paoli, membro da Associação Italiana para o Estudo da Santidade, Cultos e Hagiografia (AISSCA), especialista em Ângela de Foligno, Santa Clara de Montefalco, Santa Clara de Assis, e outros santos e beatos da geografia italiana; e o Reverendíssimo Padre Vincenzo Criscuolo, OFM Cap., Relator Geral do Dicastério das Causas dos Santos.
Os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Arquivo do Estadual, em Áquila, o Mosteiro Agostiniano feminino de Santo Amigo, e o Santuário de São Bernardino, em Siena; e visitar o Cardeal Dom Robert Prevost, OSA.
-----------
*Hagiografia - Biografia ou estudo sobre biografias de santos