Fale com o animador vocacional

mai/23

XX Assembleia Geral da OALA: encontro fraterno de avaliação, planejamento e eleição

Imagem

Religiosos Agostinianos participaram da XX Assembleia da Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe (OALA), realizada de 24 a 28 de abril, em Moroléon, no México. Um encontro sinodal, com diálogo, comunhão, avaliação das ações e projetos e programação de atividades para o período 2023-2027.

O evento contou com a participação do Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral Antón; de Dom Luis Marín, subsecretário do Sínodo dos Bispos e do Frei Alexsander Lam Alania, Assistente Geral da Ordem de Santo Agostinho para a América Latina; dos Superiores Maiores, Delegados de Base e Diretoria da OALA, representantes de diversas circunscrições agostinianas. Da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil participaram os Freis Arthur Vianna Ferreira, José Pires Aguiar, Luiz Antônio Pinheiro e Marcio Antonio Vidal de Negreiros.

Durante a XX Assembleia Geral aconteceu a eleição da nova Diretoria da OALA, e o Frei Marcio A. Vidal de Negreiros, que coordenou a Área de Formação da OALA, foi eleito novo Secretário Geral para o período 2023-2027. Ele irá suceder o anterior Secretário Geral, Frei Yuliano  Viveros Aedo, OSA, do Chile, eleito em 2019, durante Assembleia Geral sediada pela nossa Província, em Belo Horizonte/MG. Também foi eleito o Frei Arthur Vianna Ferreira, para a Comissão da EAC - Equipe de Animação Continental.

Foram avaliados os resultados das ações implantadas a partir da assembleia anterior, e elaborado o planejamento para os próximos anos. O evento também foi oportunidade de um encontro fraterno, celebrativo, com partilhas e vivências. Algumas celebrações aconteceram nas paróquias agostinianas da Província de Michoacán, presididas pelo Prior Geral e pelo subsecretário para o Sínodo dos Bispos.

A Assembleia encerrou-se com uma peregrinação e celebração eucarística no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo novo Secretário Geral, Frei Márcio Vidal e concelebrada pelos demais participantes da assembleia. Em sua homilia recordou que o tempo atual exige dos agostinianos decisões, posicionamentos e ações que ofereçam respostas aos clamores da sociedade atual e daquelas pessoas que participam mais de perto da vida, do apostolado e do carisma agostiniano. Um dos grandes desafios que destacou, à luz do caminho sinodal, é que os agostinianos caminhem juntos, pois isolados, sem comunhão, colaboração, intercambio e abertura, sem romper com individualismos e excesso de ativismos, sem austeridade de vida e simplicidade nas relações, sem vida comunitária, sem uma espiritualidade encarnada no cotidiano e o olhar fixo em Jesus e no Evangelho não haverá avanços e crescimento para a Ordem na América Latina.

Sobre a OALA
A OALA (Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe) foi criada em 25 de abril de 1969, para animar a vida religiosa, o apostolado e a integração dos agostinianos da América Latina. A OALA possui três dimensões principais: missão Crítica-profética, missão de Animação e missão de Coordenação. Para isso existe uma diretoria que atua nas diversas áreas do apostolado agostiniano no continente. São parte da diretoria as seguintes áreas e comissões: áreas de Educação, Formação Inicial e Formação Permanente, Pastoral Juvenil e Vocacional, Justiça e Paz, Pastoral Urbana e Missionária, Fraternidade Leigas e as Comissões de História, Comunicação, Espiritualidade e Animação Continental, além de coordenadores das Regiões Norte, Centro e Sul.

Nova diretoria da OALA
+ Mapa do Site