A Vigília de Pentecostes foi presidida pelo Prior Província, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, na noite de 21 de maio. Um momento muito especial para iluminar nossos lares vivenciando a experiência do Espírito Santo sobre nós!
Com o tema “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. João 15,5-9), a Vigília foi realizada em comunhão com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. E teve as preces lidas por representantes dos cinco estados onde há a presença da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil: Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Frei Luiz Antônio ressaltou que a Vigília é uma preparação para a Festa de Pentecostes - a vinda do Espírito Santo prometido por Jesus. "Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias até o fim dos tempos, que não nos deixaria órfãos. A permanência de Jesus conosco agora é através de seu Espírito Santo de amor. Espírito que nos traz alegria, paz, serenidade e tudo aquilo que nos faz andar, viver com segurança e permanecer no amor Jesus".
Citando o Papa Paulo VI, que dizia que "o Espírito Santo é o Inefável hóspede da alma", Frei Luiz Antônio disse que a presença inefável do Espírito de Deus não se percebe de uma hora para outra, é misteriosa, é discreta, e é mansa, e chega até nós se permitirmos e que assim permanece para que possamos dar muitos frutos.
"Em casa, neste tempo de pandemia, não estamos sozinhos. Em isolamento físico, estamos na permanência desse cuidado de amor para que o mundo possa permanecer belo e livre assim como Deus quer. Esse é o belíssimo sentido, nesse contexto de pandemia, de celebrarmos a vinda do espírito Santo este ano. Não estamos sozinhos, somos fortalecidos e revigorados por esta seiva que é o Espírito Santo Deus. Que o espírito de Deus nos acompanha em tudo de bom e de melhor que nós fizermos", afirmou o Frei Luiz.
Assista aqui: