Notícias

01
set/21

[Vídeo] Tempo da Criação – 1º de setembro a 4 de outubro

Imagem
Imagem

De 1º de setembro a 4 de outubro, cristãos e cristãs nos seis continentes vão se unir no Tempo da Criação. Essa iniciativa acontece anualmente com o objetivo de refletir sobre o cuidado com a Casa Comum e incentivar novas formas de viver com a criação. O Tempo da Criação é um tempo de graça que a Igreja, no diálogo ecumênico, oferece à humanidade para renovar sua relação com o Criador e com a criação, por meio da celebração, da conversão e do compromisso conjunto.

O tema de 2021 é "Uma Casa para Todos? Renovando o Oikos de Deus", que nos relembra da teia integral de relações que sustentam o bem-estar da Terra. A palavra ecologia (oikologia) descreve as relações entre animais, plantas, organismos insensíveis e minerais, cada um desempenhando um papel vital na manutenção do equilíbrio, saúde e resiliência do ecossistema biodiverso em que vive.

As relações humanas também têm significado ecológico. As relações econômicas (oikonomia), sociais e políticas afetam o equilíbrio da criação. Tudo o que fabricamos, utilizamos e produzimos tem origem na Terra, seja de base mineral, vegetal ou animal. Nossos hábitos de consumo afetam a resiliência dos sistemas planetários e a capacidade da Terra de se curar e sustentar a vida. As relações econômicas e políticas têm efeitos diretos sobre a família humana e mais do que humana do oikos de Deus. Manter relações ecológicas, sociais, econômicas e políticas justas requer nossa fé, razão e sabedoria. ​

O Frei Paulo Henrique Cintra, OSA, religioso responsável pelo ilAli - Centro Agostiniano em Ecologia Integral nos apresenta a Oração do Tempo da Criação 2021 e nos convida a iniciarmos os nossos dias, durante esse período, com a prece.

Acompanhe a oração no vídeo abaixo: