O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano apresentou neste terça-feira, dia 25 de maio, a Plataforma de Ação Laudato si’, que objetiva criar um movimento popular para o cuidado da Casa Comum. A plataforma é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de sete anos, à luz da Ecologia Integral. Com esta iniciativa, que marca o encerramento do ano dedicado à sua encíclica de 2015, o Papa Francisco propõe uma "ecologia humana integral", que ajude a superar estilos de vida "irresponsáveis" que ameaçam o futuro.
Francisco destaca que a pandemia veio sublinhar a interdependência entre os seres humanos e a natureza. "Precisamos de uma nova abordagem ecológica, que transforme a nossa forma de viver no mundo, os nossos estilos de vida, a nossa relação com os recursos da Terra e, em geral, a forma como olhamos o homem e vivemos", sustenta.
O Papa adianta que a Plataforma de Ação Laudato si' propõe uma "jornada" de sete anos para que todas as comunidades católicas "se tornem totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral".
A Plataforma de Ação Laudato si’ tem um site em nove idiomas, entre eles o português. Inscreva-se e assuma o compromisso desenvolver o seu Plano Laudato Si’. Clique aqui.
A Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil tem a Ecologia Integral como um dos valores institucionais e mantém em Mário Campos (MG), o Ilali - Centro Agostiniano em Ecologia Integral.
Assista ao vídeo: