Encerrando a série de três encontros do Bate-papo Aberto promovido pelo Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, o Frei Tailer Ferreira, OSA, conversou com a Irmã Marília Abreu, da Congregação dos Santos Anjos, do Rio Janeiro, sobre o tema "Caminhar Juntos", do Documento Final do Sínodo dos Bispos: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. O Bate-papo foi realizado no instagram @agostinianizar, dia 28 de julho.
Sobre o que é esse caminhar junto com os jovens que a igreja propõe, a Irmã Marília disse que a igreja reconhece algumas fragilidades que tem nesse caminho junto às juventudes que isso já é um grande passo para esse caminhar. A igreja também se compromete a trabalhar junto às juventudes de uma maneira nova e diferente. "É assertiva a coragem de continuar tentando. A igreja busca cada vez mais esse querer caminhar junto", disse.
Com relação à dimensão das estruturas, das relações, do carisma das instituições religiosas, e como os jovens podem ajudar a ter estruturas mais leves, ressaltou que a presença dos jovens traz leveza pastoral para essas estruturas. E que é importante ressaltar dois aspectos: despertar nessa juventude o pensamento de que somos todos povo de Deus a caminho nesse reino; e que há uma corresponsabilidade neste ambiente. Que é preciso se fazer cada vez mais próximo, dando espaço para os jovens. "Estar dentro dessa estrutura pastoral é viver de fato nossa missão como vocacionados e batizados. Precisamos trabalhar nessa corresponsabilidade, pois de uma forma muito expressiva os jovens fazem a diferença. A ousadia da juventude vai nos tirar da zona de conforto, nos levar a pensar diferente", ressaltou.
Outros pontos abortados foram:
- Igreja em saída: abrir as portas dos nossos espaços para a juventude.
- Promover os jovens, dar espaço e oportunidade.
- Igreja como um lar, uma casa para os jovens: lugar de intimidade e acolhimento para a juventude.
- Para seguir Jesus é preciso estar com os pés no chão da minha realidade e as mãos abertas pra encarar a missão.
- Acolher todas as diferenças e fazer esse caminho de mãos dadas.
Confira esses e outros temas desse Bate-papo intenso e super interessante, no vídeo abaixo: