Fale com o animador vocacional

Notícias

07
ago/24

TV Horizonte destaca a história de vida e vocação do Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA

Imagem
Imagem

O Programa Vidas Consagradas, da TV Horizonte - Emissora da Arquidiocese de Belo Horizonte, apresentou na edição de 4 de agosto, a história de vida e a caminhada vocacional do Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, Prior Provincial e responsável pela Rede Lius Agostinianos.

Em 43 anos dedicados à educação, lecionou em escolas públicas e privadas, e diz sentir a educação como uma vocação. "Desde muito novo eu gostava de ler, estudar e de transmitir o conhecimento. Comecei a lecionar aos 18 anos, quando estudava Filosofia, e não parei mais."

A educação faz parte da minha vida. É algo que me realiza e me traz muita alegria.

Frei Luiz Antônio leciona a disciplina História do Cristianismo na PUC Minas e na Faculdade Jesuíta - FAJE.

Despertar vocacional
A vocação para a Vida Religiosa Consagrada foi despertada cedo. Fez a Primeira Comunhão aos 6 anos de idade. Aos 12 anos ingressou no Seminário Menor Agostiniano, em Bragança Paulista/SP. "Sempre senti em meu coração o chamado para a vida religiosa, desde novo."

"Sou filho único de uma família muito pobre, humilde. Meus pais sempre me deram liberdade e apoio. Me permitiram entrar cedo no Seminário, e fizeram tudo o que esteve ao alcance deles, para que eu pudesse ingressar."

O grande discernimento vocacional aconteceu durante os estudos de Filosofia, na PUC Minas, em Belo Horizonte/MG. Houve, também, um tempo de questionamentos, incertezas, de amadurecer a vocação. E então, durante o Noviciado, no Rio de Janeiro, teve a certeza de que aquele era mesmo o seu caminho.

Compartilhar a vida em comunidade

O carisma agostiniano privilegia três aspectos importantes: a busca de Deus (interioridade), a vida em comunidade e o serviço à Igreja, onde for necessário.

"Eu vivo em uma comunidade com mais quatro frades. Priorizamos dois horários para estarmos juntos: na oração do meio dia e o almoço. São muitas atividades, mas há sempre um momento para partilhar nossas vidas. Pois o fundamental para os religiosos e especialmente para nós, agostinianos, é a vida comunitária, um dos pontos centrais do nosso carisma. A dimensão da comunidade é muito cara para nós."

- Confira o programa:

Santo Agostinho

"A inquietude, a busca pela felicidade, o sentido da verdade e da justiça, são coisas que tocam o coração das pessoas até hoje."

Santo agostinho é o inspirador de um estilo de vida comunitária com o ideal de se ter uma só alma e um só coração voltados para Deus. "Esta é uma regra pequena, mas inspiradora para muitas famílias religiosas."

Durante a entrevista, Frei Luiz falou sobre a presença agostiniana no Brasil; sobre o contexto da Igreja Católica, a presença do Papa Francisco como um líder religioso inspirador; a dimensão do cuidado com a Casa Comum; da cultura do encontro; da caminhada sinodal. E destacou a importância de um pacto com a educação para transformar de fato a economia e trazer oportunidades para todas as pessoas.

"Somos seres amorosos, criados por Deus pelo amor e para o amor. E é no amor que nos realizamos como pessoas", disse, destacando o respeito e o cuidado que devemos ter com a criação divina.

"Eu sempre gostei de animais. Aqui em casa temos quatro "aumigos": o Bob, a Belinha, a Lalá e o Aquiles. Para mim eles representam o cuidados que devemos ter com todos os seres vivos". Frei Luiz também apoia, pessoalmente, um abrigo que acolhe animais em situação de risco.

Nascido em Barra Bonita, no interior de São Paulo, cresceu na cidade de Brotas/SP. Filho de Antônio Pinheiro e Maria de Lourdes. Professou os primeiros votos na Ordem de Santo Agostinho, em 1985. Foi ordenado padre em outubro de 1988.

-----------------------------------------------------
Imagens: arquivo pessoal do Frei Luiz Antônio.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.