Notícias

15
nov/21

Seminário das Juventudes Agostinianas inaugura um novo tempo para a Pastoral Juvenil Agostiniana

Imagem
Imagem

Jovens de diversas cidades brasileiras vivenciaram a experiência da conexão, do diálogo, e da evangelização durante o SEJA - Seminário das Juventudes Agostinianas, realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, pelo Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil na nossa Província, em formato on-line. O protagonismo juvenil, os anseios e desafios de ser jovem em um mundo plural, as inúmeras oportunidades e a superação dos percalços do caminho foram amplamente partilhados nas conversas em torno do tema  SEJA JOVEM! e o lema “Ama e faz o que quiseres” (Santo Agostinho, Comentário à Carta de São João 7,8).

O SEJA foi realizado em quatro diferentes momentos: na abertura, dia 12, uma Roda de Conversa com transmissão pelo YouTube contou com a participação de convidados especiais.

A Roda de Conversa foi um bate-papo animado, marcado por muitas provocações, possibilidades e questões para iluminar a Pastoral Juvenil Agostiniana. Com o imperativo “SEJA JOVEM!”, , buscou-se refletir o que significa ser jovem nas cidades, ser jovem na Igreja, ser jovem agostiniano e ser jovem no contexto de um mundo plural.

O protagonismo, o lugar de fala e os anseios dos jovens foram registrados em um vídeo produzido pelo Projeto Social AIACOM, do Rio de Janeiro, exibido na abertura da transmissão mediada pelo Frei Tailer Ferreira, OSA.

Sobre o tema do seminário, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, destacou que o amor é a chave da interpretação das sagradas escrituras. “Nós fomos feitos no amor, pelo amor e para o amor, por isso não há como não sermos seres amorosos. É necessário saber o que amar e como orientar a energia do amor para um amor que eleva, constrói e nos plenifica”. e ressaltou que o amor e a liberdade estão intimamente interconectados. Disse ainda que é necessário canalizar toda a nossa energia do amor para coisas positivas e que a verdadeira liberdade é escolher sempre o bem. Portanto, ama e faz o que quiseres. "Esta é a grande mensagem que Santo Agostinho nos deixa para que nós possamos encontrar novos itinerários para a evangelização e levar esta bela notícia a muitos jovens com os quais convivemos nas nossas realidades”.

Dom Nelson Francelino Ferreira, Bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse que os jovens precisam ser estimulados para terem esperança. “Deus é jovem e tem o poder de renovar todas as coisas. Não devemos nos deixar levar pelos lamentos e pelas dificuldades, mas sonhar sempre. Sermos protagonistas do sonho, da utopia. Eu acredito na juventude!"

"Lutem e sejam inquietos! A juventude está na capacidade de incomodar, de ser estrangeiro, de conviver com as diferenças”, disse o Frei Arthur Vianna Ferreira, OSA. “É nas diferenças que reafirmamos nossa identidade jovem. A juventude não é apenas uma faixa etária, é uma atitude de vida que nos faz ir além dos nossos limites”, completou.

Lideranças Juvenis, Priscylla Ramalho e Leandro Zerê enriqueceram a roda com suas experiências a partir do Fórum das Juventudes da grande Belo Horizonte, trazendo um pouco sobre a realidade de exclusão dos jovens das periferias, das minorias e dos estereótipos. De acordo com Priscylla, a grande maioria dos jovens crescem sem acesso às oportunidades que as cidades poderiam oferecer, como a cultura, por exemplo. "Pensar nas juventudes nas cidades é pensar também em uma cidade que seja para as juventudes", disse.

Para Leandro Zerê, os jovens nem sempre conseguem exercer plenamente seus direitos. E os que vivem nas periferias têm pouco acesso à cultura e ao lazer. “Espaços como as escolas não conseguem dialogar com as realidades desses jovens”. Disse ainda que “é preciso dar oportunidade para que essas juventudes despertem seu potencial e seu protagonismo.”

- Confira a gravação:

Os trabalhos do SEJA seguiram pelo final de semana. Na tarde de sábado, dia 13, foram dois grandes momentos. No primeiro, denominado #CONEXÃO, foram apresentados os resultados da pesquisa foi feita com os jovens durante o processo do Fórum Agostiniano das Juventudes.

Os Agentes de Pastoral do Colégio Santo Agostinho - Unidade Nova Lima, Hildete Emanuelle e Gustavo Luis, apresentaram uma leitura dos dados da pesquisa com uma série de informações relacionadas à identidade juvenil, à identificação dos jovens com o carisma agostiniano, o pertencimento às comunidades eclesiais, destacando, também, medos, anseios, sonhos e perspectivas das nossas juventudes.

No segundo momento, propôs-se o #DIÁLOGO com a nossa tradição bíblica, teológica e agostiniana. Frei Jeferson Felipe Cruz, OSA, destacou elementos dessa tradição que podem ser luzes para a Pastoral Juvenil Agostiniana. Falou sobre a centralidade do seguimento de Jesus e da nossa condição de filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs. E disse que essa perspectiva desde a Antropologia cristã é fundamental para se compreender o ser humano, o ser jovem nesse processo. Destacou ainda a dimensão essencial do carisma agostiniano, a experiência comunitária, que nos forma na interioridade e que nos impulsiona ao serviço e à solidariedade.

A partir dessas reflexões, os jovens retomaram as pistas de ações produzidas nos encontros regionais do Fórum e fizeram, então, a seleção de sete pistas para as dimensões da interioridade, da vida comunitária e do apostolado.

No domingo, dia 14, as pistas foram retomadas e os jovens elegeram, então, sete pistas de ação para cada uma das dimensões. De acordo com o Frei Tailer Ferreira, OSA, este conteúdo sob a égide da #EVANGELIZAÇÃO, será considerado na redação do documento Pastoral Juvenil Agostiniana: itinerários de Evangelização, que será o produto de todo o processo do Fórum Agostiniano das Juventudes.

No encerramento, uma celebração de envio possibilitou que cada participante assumisse uma palavra, algo que ficou mais forte, para vivenciar e realizar a partir do seminário. Durante a celebração, o Frei Tailer enfatizou que este seminário é o marco de um novo tempo para a Pastoral Juvenil Agostiniana. "O Seja inaugura a Pastoral Juvenil Agostiniana do pós-pandemia, com todos os desafios, belezas, e tudo aquilo que este tempo nos reserva, que é sem dúvida, Tempo da Esperança".

A celebração também marcou a abertura do Mutirão da Esperança, realizado de 14 novembro a 5 de dezembro, como um período especial para que todas as juventudes agostinianas protagonizem, em seus respectivos espaços - paróquias, casas de formação e centros educativos - , ações de voluntariado, de promoção da dignidade humana, que corroborem para a celebração do 5º Dia Mundial dos Pobres.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.