Notícias

19
jan/20

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Imagem
Imagem

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, será celebrada de 18 a 25 de janeiro. Os materiais preparatórios estão disponíveis no site do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.  A reflexão proposta para as igrejas cristãs de todo o mundo foi preparado pelas comunidades do arquipélago maltês, a partir do relato bíblico do naufrágio de São Paulo II (século I), que o levou até à ilha de Malta, onde, segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, foi tratado com “invulgar humanidade”.

No Brasil, e nos países do hemisfério Sul,  desde 1926, por sugestão do movimento Fé e Ordem, a Semana de Oração é celebrada entre a Ascensão e Pentecostes. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), coordena as iniciativas para a celebração. A SOUC brasileira tem como tema “Gentileza gera Gentileza”, inspirado na passagem de Atos 28:2, relato em que Paulo é gentilmente acolhido após um naufrágio.

O padre Marcus Barbosa Guimarães, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso e subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recorda um trecho da reflexão que o Papa Bento XVI dirigiu aos bispos da Bahia, em visita ad limina, em setembro de 2010, para ressaltar a importância da unidade dos cristãos:

“O diálogo entre os cristãos é um imperativo do tempo presente e uma opção irreversível da Igreja.  Entretanto, como lembra o Concílio Vaticano II, o coração de todos os esforços em prol da unidade há de ser a oração, a conversão e a santificação da vida – (Cf. Decreto Unitatis Redintegratio, 8)”. 

assessor da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da CNBB cita também o discurso do Papa Francisco durante a Oração Ecumênica no centro Ecumênico em Genebra, em 21 de junho de 2018:

“Sim, escolher ser de Jesus antes que de Apolo ou de Cefas (cf. 1Cor 1,12), antepor o ser de Cristo ao fato de ser ‘judeu ou grego’ (cf. Gal 3, 28), ser do senhor antes que de direita ou de esquerda, escolher em nome do Evangelho o irmão antes que a si mesmo, significa frequentemente, aos olhos do mundo, trabalhar com prejuízo. Não tenhamos medo de trabalhar com prejuízo! O ecumenismo é ‘um grande empreendimento com prejuízo’“.

Mais informações pelo e-mail conic@conic.org.br

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.