Na última semana, o Frei Danilo Gomes, OSA, acompanhou a vistoria dos painéis Murais da Libertação - obra do artista plástico espanhol e religioso claretiano, padre Maximino Cerezo Barredo, CMF (Mino), que estão na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em São Félix do Araguaia (MT) e que foram tombados pelo patrimônio histórico e cultural em 30 de agosto de 2005.
A vistoria, realizada por representantes da Secretaria Estadual de Cultura do Mato Grosso teve como objetivo ressaltar a importância da conservação dos painéis, reconhecidos pela inigualável beleza e importância cultural.
Ao todo são 11 murais pintados entre 1977 e 2001, em igrejas de sete municípios da Prelazia (São Félix, Luciara, Santa Terezinha, Ribeirão Cascalheira, Vila Rica, São José do Xingu e Querência). As obras mesclam a luta do povo com histórias bíblicas. Cerezo Barredo nasceu em Villaviciosa, Astúrias, Espanha, em 1932 e é considerado um dos grandes muralistas das lutas dos povos da América Latina e tem obras nos cinco continentes.