Notícias

16
abr/20

Religiosos indicam aproveitar o tempo de quarentena para refletir a própria vida

Imagem
Imagem

Leitura, silêncio e meditação são ferramentas para superar o isolamento social e a vida confinada em casa. Quarentena pode ser tempo de autoconhecimento de descoberta de novos talentos. Em entrevista para o portal Dom Total, religiosos da Ordem de São Bento, Dom Geraldo González y Lima, OSB, monge espanhol com nacionalidade brasileira que vive na Abadia Primacial de Sant'Anselmo, em Roma, e irmã Maria Letícia Silva, OSB, madre abadessa do Mosteiro Nossa Senhora das Graças, em Belo Horizonte, falam sobre como aproveitar o tempo para refletir a própria vida.

Em tempos como estes, da pandemia do novo coronavírus, tal fortaleza interior pode ser um diferencial para superar o isolamento social. A Ordem de São Bento surgiu no século 6, e tem como regra a meditação, a escuta e o trabalho, dentro dos muros de mosteiros e abadias.

Madre Maria Letícia Silva, aponta para a importância de se valorizar o silêncio e escuta pessoal em tempos de quarentena. “Nossa cultura nos volta ao barulho, ao muito falar e argumentar, à tentativa de sempre convencer o outro. Além disso, somos voltados para eventos de multidões, shows e shopping centers. Muitas vezes, essa fuga é um subterfúgio para não nos encontrarmos conosco mesmo, para não nos depararmos com questões essenciais de nossa vida, de nossas famílias”, afirma a monja.

Segundo dom Geraldo Gonzalez apesar dos desafios, esse recolhimento compulsório pode ser de grande crescimento. Com inúmeros seguidores nas principais redes, dom Geraldo tem espalhado mensagens de esperança pelas mídias sociais.

O isolamento social pode ser uma novidade para milhões de pessoas ao redor do planeta, mas é um hábito milenar de várias ordens religiosas, entre elas os beneditinos, trapistas e cartuxos, por exemplo. Mas, o que as irmãs e sacerdotes enclausurados têm a nos ensinar sobre a quarentena?

“Não é a primeira vez que ocorre a privação da vida sacramental e comunitária na História da Igreja mas hoje contamos com recursos tecnológicos que nos facilitam certa participação e convívio à distância e esperamos que tudo isto seja passageiro”, afirma dom Geraldo. “A própria Igreja nos dá saídas: a comunhão espiritual, os atos penitenciais e as suas celebrações, a Indulgência plenária”, completa dom Geraldo, que é o tesoureiro mundial da Ordem de São Bento e trabalha também na AIM Alliance Inter Monastere em Paris.

Na mesma linha, a madre do Mosteiro Nossa Senhora das Graças aponta que essa quarentena pode trazer frutos positivos, em que as famílias podem se redescobrir. “Estamos em um tempo valioso e único, tempo em que os pais podem estar ao lado de seus filhos, podem brincar com eles, podem valorizá-los e corrigi-los. Tempo em que o esposo pode olhar sua esposa, realçando a importância que ela tem em sua vida. Tempo de celebrar as festas cristãs junto às pessoas que amamos. Tempo da família. Instituição em crise? A família é o lugar onde Deus quis habitar e quer ainda se fazer presente”, afirma madre Maria Letícia.

Dom Geraldo indica a leitura como grande aliada para superar a angústia e o medo gerados em época de pandemia. “O contato com a Palavra de Deus através da Lectio Divina. Na Bíblia, Deus nos fala, nos acolhe e nos conforta”, recomenda.

Fonte: https://bit.ly/2ykGw48

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.