Diversas mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado e da mata atlântica foram plantadas pelos freis da nossa Província, por jovens e voluntários, no Dia de Finados - 2 de novembro -, em memória dos mortos, especialmente as vítimas da pandemia de COVID 19. A ação é também uma resposta solidária às queimadas que ameaçam biomas brasileiros. Um gesto da Igreja em defesa da Casa Comum que ocorreu em comunidades de todo o Brasil que também se organizaram para plantar mudas de árvores em diferentes lugares do país.
Em Belo Horizonte (MG), os freis Anderson Domingues, Davidson Bertuce, Felipe Barbosa, Leandro Santos de Carvalho, Maksuel Gomes, Tailer Ferreira e Walter Rocha, fizeram o plantio de um Ipê amarelo junto com os jovens vocacionados que participaram, no fim de semana, do EVAN - Encontro Vocacional Agostiniano Nacional.
Em Contagem (MG), o Frei Eustáquio Alves Goveia, participou da ação junto com um grupo composto por colaboradores do Colégio Santo Agostinho, do Centro Agostiniano de Ecologia Integral - Ilali, e da sede da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), no Parque Fernão Dias, onde plantaram diversas mudas.
A Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil tem a Ecologia Integral como um dos valores institucionais, por isso prioriza e incentiva ações direcionadas para o cuidado com a Casa Comum e com as gerações futuras para o fortalecimento da teia da vida.