Atendendo ao apelo do Papa Francisco pela paz, a OALA - Organização dos Agostinianos da América Latina, está mobilizando uma campanha permanente de oração e de solidariedade pelo fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e pala paz no mundo.
Em mensagem, o Secretário Geral da OALA, Frei Yulliano Viveros, OSA, fala sobre as consequência que a guerra já traz e ainda trará não só para os países envolvidos, mas, também, para os mais pobres. E que a pobreza e a morte gerada pela pandemia será ainda mais ampliada em diversos países pelas desordens sociais e pelas dificuldades econômicas.
A OALA propõe que a Jornada Agostiniana de Oração pela Paz seja iniciada o quanto antes possível, com missas, oração do terço, novenas e diversas ações, unindo-se à jornada proposta pelo Papa Francisco, para o dia 2 de março, pedindo a Misericórdia Divina e a intercessão da Virgem Maria pela paz em todo o mundo.
"Devemos orar com o coração, servir com dedicação e, sobretudo nestes tempos, viver nossa vocação religiosa com paixão, criatividade e docilidade ao Espírito Santo", disse o Frei Yulliano.
A Comissão de Justiça e Paz e integridade da Criação da Ordem de Santo Agostinho também se pronunciou por meio de um comunicado assinado pelo coordenador, Frei Paul Graham, OSA, convocando todos para se unirem em oração pela paz no mundo.
O Papa Francisco ressaltou em sua mensagem que "Nós, cristãos do mundo, não estamos alheios a essa realidade, mesmo que não moremos perto do local do conflito. Afeta-nos, não só como qualquer cidadão dos diferentes países, mas também na nossa fé como crentes. Deve ser lembrado que no Sermão da Montanha, Jesus diz aos presentes, e a todos aqueles que mais tarde serão seus seguidores: 'Bem-aventurados os que buscam a paz, porque serão chamados filhos de Deus',”.
Nossa Província já está mobilizando toda a comunidade. Com ações simples, coletivas e individuais, cada um de nós, religiosos leigos, leiga, onde quer que estejamos, seja nas escolas, nas paróquias, no trabalho, em casa, podemos rezar e, com ações simples, unir o nosso coração aos nossos irmãos que estão sofrendo as inúmeras consequências desse combate.
Na ESA - Escola Santo Agostinho, em Bragança Paulista (SP), as crianças participaram hoje, dia 25, de um momento de oração, dedicado à paz no mundo e para o povo da Ucrânia e da Rússia.
Nossas paróquias em Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, também dedicarão orações pela paz por meio de diversas ações, nas missas e grupos de oração.
Pelas redes sociais, nossos perfis @agostinianizar e @provinciadaconsolação, irão divulgar uma novena. Acompanhe conosco!
#rezemosjuntos!
Confira a mensagem do papa Francisco:
Convocação da OALA:
Comunicado da Comissão de Justiça e Paz e integridade da Criação da Ordem de Santo Agostinho: