A Reunião Superiores Maiores das circunscrições agostinianas do Cone Centro Sul da América Latina, aconteceu nos dias 28 e 29 de março, em Lima, no Peru, com representação das Províncias e Vicariatos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Peru, que integram o projeto do Noviciado Agostiniano Internacional Nossa Senhora da Graça.
O objetivo da reunião foi revisar os Estatutos e o Plano de Formação do Noviciado Agostiniano Internacional. Com a publicação da Ratio Institutionis (Plano de Formação Geral da Ordem Agostiniana) e a mudança da sede do Noviciado, fez-se necessário uma revisão aprofundada do projeto comum, bem a atualização e a complementação dos documentos mais importantes.
Também participaram o Frei Javier Pérez Barba, OSA, Assistente Geral para o Sul da Europa, e o Frei Alex Lam Alania, OSA, Assistente Geral da Ordem de Santo Agostinho para a América Latina. E, representando o Brasil, os priores provinciais da Província Agostiniana do Brasil, Frei José Maurício Manosso Rocha OSA, e da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA.
Frei Luiz destacou que foi um encontro muito significativo de oração, reflexão e encaminhamentos importantes para a formação conjunta nesta parte do continente latino-americano. A convivência com os onze noviços e a equipe de formação do Noviciado foi também muito enriquecedora.
Este ano nossa Província tem três formandos na etapa do Noviciado: os Freis Allison Pereira, José Henrique Morais e Johnata Alves.
Presença agostiniana
A cidade de Lima, escolhida como sede do encontro, tem presença agostiniana desde o século XVI. O Noviciado Internacional Agostiniano iniciou-se em 2015 no Convento "Nuestra Señora de Gracia", do Vicariato de Chulucanos, na urbanização La Encantada de Villa, no distrito de Chorillos, Lima. A partir deste ano, a sede do Noviciado foi transferida para o Seminario San Agustín, de propriedade da Província do Peru, na Villa El Salvador, também em Lima.