Na comemoração dos 85 anos de fundação do Colégio Santo Agostinho – Belo Horizonte, realizamos uma nova gravação do Hino do Colégio, criado na década de 1960, pelo professor Roberto Bacil, juntamente com o Coral Pequenos Cantores de Belo Horizonte.
A nova gravação contou com a participação de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental à 1ª; série do Ensino Médio, acompanhados pela Orquestra Stradivarius, que é formada por alunos, professores e ex-alunos do Colégio Santo Agostinho – BH.
Para acompanhar a nova gravação do Hino, foi produzido também um clipe, que mostra cenas do cotidiano de uma escola viva, bacana e feliz, conforme afirma a letra do Hino. Além dos alunos cantores e da Orquestra, participaram do clipe o aluno Pedro Henrique Ferreira e os ex-alunos Leonardo Macedo e Cláudio Luiz de Morais, que fizeram parte do coral do Colégio nos anos 60.
O lançamento da nova gravação do Hino, juntamente com a exibição do clipe, foi realizado, no dia 20 de novembro, no Teatro Santo Agostinho, com a participação de alunos, pais, professores e convidados.
85 anos incentivando o esporte, a arte e a cultura
No final dos anos 20, quando os freis agostinianos chegaram a Belo Horizonte, nossa cidade tinha apenas 37 anos e estava em franca expansão.
Como mais um instrumento norteador dos ideais das crianças e jove​ns da Capital, surge, em 1934, o Colégio Santo Agostinho, que se tornaria um verdadeiro centro de formação do caráter, do conhecimento e da cultura de milhares de crianças e jovens, que viriam a ser os futuros formadores das famílias não só do bairro Santo Agostinho, mas também de toda a cidade e até de Minas Gerais.
Ao longo dos anos, o Colégio criou vários projetos, verdadeiros incentivadores da ciência, do esporte, da arte e da cultura em sua história. Como, por exemplo, o Coral dos Pequenos Cantores de Belo Horizonte, em 1968; a Feira de Ciências, nas décadas de 1970 e 1980; o Grupo Sarandeiros, a Orquestra Stradivarius e o Grupo de Teatro, nos anos 2000; e, em nossos dias, a ExpoAgostiniana, a Bienal do Livro e tantas outras iniciativas.
Nos dias de hoje, a Orquestra Stradivarius e o Grupo Sarandeiros apresentam um pouco da riqueza artística e cultural do nosso Colégio.
Assim, a noite de lançamento da nova gravação do Hino do Colégio, contou também com a apresentação especial do Sarandeiros, que mostrou danças do Congado para ressaltar o Dia 20 de novembro, data em que é celebrado o “Dia da Consciência Negra”, em memória a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou pela libertação de seu povo contra o sistema escravista. O congado foi uma fonte de fé e esperança para o povo negro.
A Orquestra Stradivarius também abrilhantou a cerimônia com a apresentação de duas músicas: Trenzinho do Caipira, composição de Villa Lobos, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Em seguida, o público presenciou um dos momentos mais esperados da noite: a exibição do clipe e a apresentação do Hino, ao vivo, pelos alunos cantores e pela Orquestra Stradivarius.