Com pesar, nos despedimos do nosso querido Frei José Maria Lobo Velásquez, OSA, que faleceu no dia de hoje, 15/09/2024, aos 89 anos de idade e 71 anos de Vida Religiosa.
Em oração e na esperança da ressurreição, a Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil se une aos seus familiares, a toda a comunidade educativa do Colégio Santo Agostinho e da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, de Belo Horizonte/MG, e aos muitos amigos e amigas que cativou em sua vida.
“Padre Zé Maria” ou “Frei Zé Maria”, como era carinhosamente chamado por todos, foi um religioso que dedicou sua vida à educação que transforma e dignifica as pessoas. Gostava de estar no pátio do colégio, nos recreios, conversando e participando das brincadeiras. Em 1950, iniciou as atividades como professor e inspetor no Real Colégio Alfonso XII, em San Lorenzo de El Escorial. Chegou ao Brasil em 1971, e foi designado para atuar no Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte/MG, que neste ano completa 90 anos de fundação. Nesta época, também atuou na Paróquia Cristo Redentor, na região do Barreiro, junto às comunidades ali existentes.
"O Colégio Santo Agostinho - Unidade Belo Horizonte/MG, foi o meu primeiro campo de trabalho
no Brasil. Durante todos esses anos me dediquei à educação, à Pastoral Paroquial, à Pastoral do Colégio, e à atenção às comunidades carentes, trabalhando nas periferias de Belo Horizonte, Contagem e Rio de Janeiro". (História Vocacional, em 2021)
Defensor das grandes causas da humanidade, como a justiça social e o combate às desigualdades, Frei Zé Maria era diligente, alegre, intenso e inquieto. Um coração enorme, piedoso, orante, sempre pronto para servir! Gostava de futebol, de cantar, de contar histórias e de "prosear". Amante da música clássica, também gostava de recordar cantos sacros em Latim e os "villancicos" tradicionais no Natal.
“Põe amor nas coisas e as coisas terão sentido. Retira-lhes o amor e se tornarão vazias"
(Sermão 138, 2)
Nasceu em 28 de junho de 1935, em Olombrada, região de Segóvia, na Espanha. Era filho de Julian Lobo e Guilherma Velasco. Seu primeiro contato com a Ordem de Santo Agostinho foi aos 11 anos de idade, quando entrou para o Seminário Menor. Em 1952, aos 17 anos, fez o Noviciado, em Leganés. De 1953 a 1959, estudou filosofia e Teologia no Monastério de El Escorial, em Madri. Fez a primeira Profissão Religiosa, em 16 de setembro de 1953. E professou os votos solenes em 11 julho de 1956. A Ordenação Diaconal, em 1959, em celebração no Monastério de El Escorial. No mesmo ano, recebeu a Ordenação Sacerdotal.
"Um dia falei com minha mãe que gostaria de ser padre. Ainda criança, me encantava com as vestimentas e brincava de tentar contar os botões das batinas, mas eram muitos. Eu não conseguia. Então, aos 11 anos de idade, peguei o trem de Segóvia para Madrid junto com minha mãe, rumo ao Seminário Menor. Foi o início da realização do meu sonho. Fui ordenado padre em 23 de maio de 1959.
(História Vocacional do Frei José Maria, publicada nas redes sociais do Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil, em 2021)
"O amor é meu peso. Onde eu for, onde estiver é ele que me leva"
(Confissões XIII, 9, 10)
Agradecidos pela presença tão querida do Frei José Maria Lobo Velasco, OSA entre nós por todos esses anos, e eternamente gratos por seu testemunho e dedicação, pedimos a Deus que o acolha, concedendo-lhe o descanso eterno, na feliz esperança da ressurreição.
Despedida
O velório será na segunda-feira, dia 16, das 8h às 12h30, igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia (Rua Bernardo Guimarães, 2700 - Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte/MG). A Missa de exéquias, às 11h. E o sepultamento, às 13h30, no Cemitério Parque da Colina.