Fale com o animador vocacional

Notícias

22
mar/22

Nossa história: 300 anos de nascimento do Frei José de Santa Rita Durão

Imagem
Imagem


Nascido em 15 de fevereiro de 1722, em Cata Preta, distrito de Mariana (MG), José de Santa Rita Durão, deixou o Brasil em 1731 para estudar em Lisboa. Ingressou, em 1737, na Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, em Portugal. Neste ano de 2022, recordamos os 300 anos de nascimento deste agostiniano ilustre.

Filho de Paulo Rodrigues Durão e Anna Garcês de Morais, Frei José de Santa Rita Durão doutorou-se em Teologia e Filosofia pela Universidade de Coimbra. Poeta, escritor, considerado um dos precursores do indianismo no Brasil. Escreveu o "Poema Épico do Descobrimento do Brasil", Caramuru, publicado em 1781, que é composto de dez cantos e, de acordo com o gênero, divide-se em cinco partes: proposição, invocação, dedicação, narração e epílogo.

Em Caramuru, narra a colonização do Brasil a partir da história do náufrago português Diogo Álvares Correia.

Frei Santa Rita Durão faleceu em Lisboa, Portugal, no dia 24 de janeiro de 1784.

Curiosidades:

Em Belo Horizonte, próxima ao prédio da Cúria Arquidiocesana, há uma rua chamada Santa Rita Durão. Nesta mesma rua, o edifício Cata Preta. A 35km do centro de Mariana, outra homenagem: o pequeno povoado conhecido como Santa Rita Durão.

Clique no link abaixo e faça o download gratuito de Caramuru - Exemplar em PDF com 207 páginas.
http://www.portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/leit_online/caramuru.pdf



+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.