“Paremos este horror da tortura!”. É o apelo do Papa Francisco contido no Vídeo do Papa divulgado no dia 30 de maio, que evidencia o pedido de oração do Santo Padre por meio da Rede Mundial de Oração do Papa para este mês de junho. Como é possível que a capacidade humana para a crueldade seja tão grande?”, pergunta o Papa.
Ao clamar pela abolição da tortura, o Papa ressalta que “é essencial colocar a dignidade da pessoa acima de tudo”. O Papa denuncia não só as formas mais violentas de tortura, mas também aquelas “mais sofisticadas, como os tratamentos degradantes, a anulação dos sentidos ou a detenção em massa em condições desumanas”.
“É essencial colocar a dignidade da pessoa acima de tudo”, sublinha
Horrorizado pela forma como continua a ser uma prática habitual, Francisco exorta a comunidade internacional a se comprometer “concretamente na abolição da tortura garantindo apoio às vítimas e aos seus familiares”.
Assista ao vídeo:
A Rede Mundial de Oração do Papa é uma Obra Pontifícia, cuja missão é mobilizar os católicos, pela oração e pela ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja. Estes desafios apresentam-se como intenções de oração confiadas pelo Papa a toda a Igreja.