Um momento especial de oração e Ação de Graças reuniu os colaboradores da Cúria Provincial e da sede da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), no dia 16 de dezembro. A celebração foi presidida pelo frei Paulo Santos (Paulinho), e concelebrada pelos freis Eustáquio Goveia e Tailer Ferreira. O Prior Provincial, frei Luiz Antônio Pinheiro também participou da celebração e fez a abertura, acolhendo a todos.
Frei Luiz Antônio disse que nos reunir para celebrar é uma forma muito especial de nos preparar para o Natal e agradecer a Deus por este ano que passamos juntos, por tantas conquistas e tantas realizações. "Em cada coisa que realizamos tem certamente o dedo, o coração, a mente, o esforço de cada um de vocês. E é isso que colocamos no altar do Senhor. Agradecer também à Deus por aquilo que pudemos aprender com as dificuldades e com os desafios". Citou a mensagem de Santo Agostinho impressa no cartão de Natal da Província para este ano: "O ventre de uma única mulher carregava Aquele que os céus não podem conter. Maria segurava o Nosso Rei, levava Aquele em que somos, amamentava Aquele que é o nosso pão. ó grande debilidade e maravilhosa humildade na qual se escondeu totalmente a divindade!" (Santo Agostinho, Discurso 184). E disse que o mistério de Natal que celebramos nesse menino tão frágil que veio assumir a condição humana para nos ajudar a ser mais humanos é o sentido de sermos gente que forma gente, gente com propósito, gente que quer trazer um sentido novo para este mundo.
Durante a celebração o Frei Tailer convidou cada um a revisitar a vida e fazer uma reflexão, trazendo para a celebração tudo aquilo que vivemos ao longo desse ano.
O Frei Eustáquio ressaltou que a Eucaristia é a memória de Jesus e que é importante trazer essa memória para o nosso meio. Falou sobre a elevação do Vicariato para Província e disse que isso significa autonomia dos processos e reconhecimento dos trabalhos feitos até aqui. Também disse que é preciso ter, em meio às correrias do dia a dia, um olhar para as colegas, para o entorno, e que não nos pode faltar o encanto o abraço, a beleza e a ternura no dia a dia, na convivência.
No encerramento, o Superintendente da SIC, Márcio Horta, ressaltou que o suporte e a confiança que os freis depositam no trabalho de cada um é um diferencial que, sem sombra de dúvidas, nos capacita para realizar mais. Agradeceu aos colaboradores em nome da Instituição pelo belíssimo trabalho de 2019, que foi um ano de grandes realizações. Ressaltou que em tudo o que foi feito, o mérito é das equipes. "Promover a vida é uma grande e importante missão que nos desafia a cada dia", disse. E citou a frase de Santo Agostinho: "Coloque amor no que fazes e tudo terá sentido".