Notícias

03
jan/23

Missa e exéquias do Frei Agenor Chiarinelli: um coração generoso, simples e humano

Imagem
Imagem

Com fé e esperança na ressurreição nos despedimos do Frei Agenor Chiarinelli, OSA, agradecidos pelo dom de sua vida e por seu testemunho de Vida Consagrada. A Missa e as exéquias foram celebradas na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, de Belo Horizonte (MG), na segunda-feira, dia 2 de janeiro.

"Não é o fim. Ele partiu para um encontro. O encontro que todos nós um dia esperamos também realizar. Com essa fé e essa certeza, celebremos a Eucaristia", disse o Frei Luiz Antônio Pinheiro, que presidiu a celebração com a presença de freis representando as comunidades religiosas da nossa Província, padres e religiosos, familiares e amigos do Frei Agenor, que faleceu no dia 1º de janeiro, aos 68 anos de idade e 35 de vida religiosa, após um longo período de internação.

Em sua homilia, Frei Luiz destacou que entre as muitas qualidades do frei Agenor, está a humanidade. "Agenor não era um homem de muitas teologias, de muitas cerimônias. Mas uma pessoa da fala direta que, em sua profunda humanidade, se fez próximo de muitas pessoas." Também comentou que dentre as muitas mensagens de condolências recebidas, as pessoas disseram sobre o significado do Frei Agenor em suas vidas, destacando a dimensão da profunda humanidade. "Ao conviver com o Agenor descobríamos seu enorme e generoso coração. Ele escutou e cuidou de muita gente, às vezes, silenciosamente."

Entre as Bem-aventuranças, Frei Luiz ressaltou uma que mais caracterizava o Frei Agenor e pela qual ele é agora definitivamente feliz: "Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados." (Mt 5, 3-6). "Frei Agenor tinha um grande censo de justiça, tanto nas situações diárias da nossa convivência quanto nas diversas situações do nosso país e do mundo."

Frei Agenor viveu intensamente a vida com espontaneidade, alegria e gosto. Com seu jeito direto, simples, atento às coisas. E como lutou pela vida!

"Trabalhemos com todas as nossas forças pela vida. Vivamos intensamente a vida. E que a alegria e a festa do encontro seja uma das coisas principais a valorizarmos. Descanse em paz, querido Agenor!", finalizou o Frei Luiz.

Missa de Sétimo Dia será no sábado, dia 7 de janeiro, às 17h, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia - Rua Bernardo Guimarães, 2700 - Bairro Santo Agostinho.

Assista ao vídeo:

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.