O Mês Vocacional Agostiniano foi uma experiência marcante para nós. Com Santo Agostinho, fomos convidados a fazer parte da grande sinfonia Vocacional da Igreja.
Em agosto, a a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe o Mês Vocacional. Neste ano de 2024, refletimos o tema "Igreja: uma sinfonia vocacional" e o lema "Pedi, pois, ao Senhor da Messe" (Cf. Mt 9,38).
Neste tempo singular de reflexão e oração pelas vocações e ministérios, nosso Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil realizou uma série de atividades de 1º a 31 de agosto, nas várias instâncias de nossa Província - comunidades religiosas, paróquias e centros educativos. Formando uma grande rede, vamos vivenciar intensamente a cultura vocacional.
Tevemos a alegria conviver, partilhar, rezar e vivenciar o Mês Vocacional Agostiniano por meio de muitas iniciativas presenciais e virtuais: o Subsídio Caminhos da Inquietude; a Novena Virtual a Santo Agostinho; a Campanha Vocacional em apoio aos trabalhos da Formação Inicial da nossa Província (Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado e Professório); e o Círculo Vocacional Agostiniano.
Pelas redes sociais, intensificamos o carisma e a espiritualidade agostiniana através das editorias especiais: Agostinho todos os dias, Ressoando a Palavra, Vocação é; Vocação qual é a sua?, e divulgamos as vocações aos ministérios ordenados, vida em família, vida consagrada, ministérios e serviços nas comunidades.
Também participamos de muitos eventos presenciais. Dentre eles, destacamos o Fórum de Assessores e Assessoras Juvenis, a Peregrinação das Juventudes no Santuário da Mãe Piedade, e a Roda de Conversa com o Grupo de Convivência Agostiniana (Gruca), das nossas unidades do Colégio Santo Agostinho.
Confira a mensagem do Promotor Vocacional, Frei Caio Pereira, OSA: