Celebramos em agosto, o Mês Vocacional Agostiniano, em sintonia com a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) , que este ano propõe refletirmos o tema "Igreja: uma sinfonia vocacional" e o lema "Pedi, pois, ao Senhor da Messe" (Cf. Mt 9,38).
Agosto é para nós, um muito mês especial. Um tempo singular de reflexão e oração pelas vocações e ministérios, no qual também celebramos, de uma forma muito especial, o Mês Agostiniano.
Na programação do Mês Vocacional Agostiniano 2024, nosso Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil propõe atividades especiais de 1º a 31 de agosto, nas várias instâncias de nossa Província - comunidades religiosas, paróquias e centros educativos. Formando uma grande rede, vamos vivenciar intensamente a cultura vocacional.
Confira a mensagem do Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, e do Promotor Vocacional, Frei Caio Pereira, OSA:
Confira a programação:
01 a 31 de agosto às 6h - Agostinho todos os dias - Frases de Santo Agostino para reflexão (postagem nas redes sociais @agostinianizar e @provinciadaconsolação)
4 de agosto - Vocação aos Ministérios Ordenados - Diáconos, presbíteros e bispos
11 de agosto - Vocação à Vida em Família - Celebramos, também, o Dia dos Pais
18 de agosto - Vocação para a Vida Consagrada - Religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica.
19 a 27 de agosto - Novena a Santo Agostinho, às 20h, pelo Google Meet (e-book disponível)
25 de agosto - Vocação para os Ministérios Leigos e Catequistas
16h às 17h30 - Circulo Vocacional Agostiniano, pelo Google Meet. (Clique aqui e inscreva-se)
27 de agosto - Dia de Santa Mônica
28 de agosto - Dia de Santo Agostinho (Programação das paróquias)
31 de agosto - Encerramento do Mês Vocacional Agostiniano
Sobre o Mês Vocacional
O Mês Vocacional, instituído no Brasil há quase 40 anos, celebra e homenageia todas as vocações no decorrer das semanas de agosto. É uma especificidade de nosso país, graças à sensibilidade de tantas pessoas envolvidas naquele contexto de final dos anos 1970 e início de 1980.
A cada domingo a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica:
Primeiro domingo (4 de agosto): Vocação aos Ministérios Ordenados - Diáconos, presbíteros e bispos
Segundo domingo (11 de agosto): Vocação à Vida em Família - Celebramos, também o Dia dos Pais
Terceiro domingo (18 de agosto): Vocação para a Vida Consagrada - Religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica
Quarto domingo (25 de agosto): Vocvocação para os ministérios e serviços nas comunidades - Leigos e catequistas