Durante o mês de maio, a campanha de enfrentamento ao abuso e exploração infantil reflete sobre a proteção da infância vulnerável que sofre diversos tipos de violência.
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, as comunidades de Chapada do Norte participaram de uma caminhada organizada pela Prefeitura Municipal como um meio de conscientizar a população e refletir sobre o tema. Em apoio à iniciativa, o Frei Thales Ryan de Carvalho, OSA e os pré-noviços Allison e José Ricardo, da Fraternidade Frei Marcelino Barrio - Paróquia Santa Cruz, participaram junto com as comunidades.
Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), em 2021 foram feitas mais de 18 mil denúncias de casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil.
A data foi escolhida em memória do “Caso Araceli” - um crime ocorrido em 18 de maio de 1973, que chocou o o país. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violentada
e brutalmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo.