Dezenas de jovens da América Latina participaram no dia 30 de abril, da abertura do curso Sinodalidade e Juventude: enfoque agostiniano, promovido pela Escola de Formação de Lideranças “De Magistro”, da Área de Pastoral Juvenil e Vocacional da OALA - Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe. Um momento de encontro e reencontros descontraído e muito esperado.
O curso ocorrerá de forma assíncrona, por meio de fóruns e de oito aulas disponibilizadas em plataformas virtuais com acesso livre para os participantes se organizarem para assistir.
Participaram do encontro, o Frei Juan Francisco, representante da América latina na Comissão Internacional do Sínodo constituída pela Ordem de Santo Agostinho, e o Frei Samuel Jara, da Província do Chile, que falou sobre Santo Agostinho e a Igreja, introduzindo a reflexão eclesiológica agostiniana.
Durante o encontro, os jovens puderam partilhar suas expectativas sobre a participação no curso. E no final, todos rezaram uma prece a Santa Maria Del Camiño, para que Nossa Senhora seja caminheira e companheira de caminhada.
Escola “De Magistro”
A formação de lideranças juvenis é uma experiência bem-sucedida da escola “De Magistro” iniciada em setembro de 2020, com uma programação intensa de encontros virtuais, vídeos, celebrações, reuniões de grupos, estudos, reflexões e monitorias em Pastoral Vocacional e Pastoral Juvenil, com jovens e animadores vocacionais das circunscrições agostinianas de diversos países da América Latina. Com esta iniciativa, a OALA propõe um itinerário de formação de lideranças juvenis e vocacionais para a América Latina, onde os participantes são inseridos em comunidades internacionais de aprendizagem, ricas em trocas de experiências, vivências e conhecimentos.