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09
nov/21

LETRAS TRANFORMADORAS: ARTE E CRÍTICA SOCIAL MARCAM NOITE LITERÁRIA 2021

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A Fraternidade Agostiniana Santo Tomás de Vilanova realizou a Noite Literária 2021 com o tema “Letras transformadoras: literatura, arte e sociedade”, no dia 5 de novembro. Por meio de apresentações artísticas, Aspirantes e Pré-noviços socializaram a leitura de obras da Literatura nacional realizada ao longo do semestre. Temas como fome, poder, desigualdade social, patriarcalismo, migração, pobreza foram abordados de diferentes maneiras pelos formados. Uma noite marcada pela sutileza da arte e por reflexões profundas sobre os problemas que assolam a sociedade brasileira.

O projeto “Letras transformadoras: literatura, arte e sociedade”, proposto pela Equipe de Formação  e coordenado pela Professora Ana Glades, teve por finalidade estimular a leitura e o conhecimento acerca da literatura brasileira, focalizando o aspecto social como faísca para estimular a transformação que cada indivíduo necessita para seu próprio crescimento e fazer uso dos conhecimentos linguísticos para que se torne um leitor de qualidade e um escritor crítico e questionador.

A criação do projeto foi motivada pelo desejo de apresentar aos alunos a leitura e a linguagem da literatura brasileira como forma de aprendizado, construção da visão crítica e possibilitar o contato com a produção nacional. Após uma consulta aos próprios formandos, buscou-se selecionar obras de diferentes períodos, escolas literárias e regiões, chegando-se à lista que segue:

  • Memórias de um sargento de milícias (Manuel Antônio de Almeida)
  • Úrsula (Maria Firmina dos Reis)
  • O cortiço (Aluísio Azevedo)
  • Esaú e Jacó (Machado de Assis)
  • O quinze (Rachel de Queiroz)
  • Capitães da Areia (Jorge Amado)
  • Incidente em Antares (Érico Veríssimo)
  • 1889 (Laurentino Gomes)
  • Quarto de despejo (Carolina Maria de Jesus)
  • Os ratos (Dyonélio Machado)
  • Mad Maria (Márcio Souza)

Cada formando, além do projeto individual de leitura – trabalhado durante as aulas e individualmente, por meio da leitura dos livros, slides, vídeos, artigos científicos, estudos literários e debates – e da apresentação artística, foi estimulado a relacionar as leituras ao fator social envolvido em cada texto, produzindo um artigo científico sobre a temática principal da obra.  Em breve, os artigos serão disponibilizados ao público.

Para a Professora Ana Glades, a realização do Projeto é um passo muito importante, sobretudo para aqueles que não tiveram contato com a literatura nacional durante a educação básica. Ressalta ainda que o projeto é uma fonte de aprendizado não só para os formandos, mas também para ela, percebendo as leituras que podemos fazer do mundo, dentro do próprio mundo e no mundo da literatura.

Segundo o Frei Tailer, Mestre Pedagogo e um dos idealizadores do projeto, o contato com a produção literária nacional, além de promover um ganho cultural para todos os envolvidos, contribui sobremaneira para o próprio processo de formação dos futuros religiosos à medida em que aprimoram o hábito da leitura e interpretação dos textos e da realidade.

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