Notícias

30
nov/23

Leigos agostinianos da América Latina refletem sobre vocação, graça e missão

Imagem
Imagem

Dois grandes eventos reuniram representantes do Laicato Agostinianos da América Latina, no Brasil: o II Encontro de Coordenadores Leigos, realizado de 15 a 19 de novembro, e o II Congresso de Fraternidades Agostinianas Seculares, de 19 a 24 de novembro, na casa de retiros Mãe do Bom Conselho, das Irmãs Agostinianas Missionárias, em Jundiaí/SP.

Refletindo sobre o tema "Vocação Agostiniana: graça e missão", e o lema "Não ardia nosso coração?" (Lc 24, 32-33), em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, os eventos reuniram cerca de 120 pessoas, representando 18 circunscrições da Ordem de Santo Agostinho da América Latina, entre leigos, leigas, e religiosos. Também participaram o Frei Alexander Lam Alania, e o Frei Edward Daniang Daleng, representando a Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho, de Roma (Itália), nosso Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, e frades da nossa Província.

A programação dos eventos oportunizaram intercâmbio, estudo, trabalhos em grupos, planejamento, comunhão e convivência fraterna. Momentos importantes para a vivência do carisma e da espiritualidade agostiniana.

Nossos representantes leigos nos eventos foram a Luisa Bicalho, coordenadora da Fraternidade Agostiniana Leiga, de Belo Horizonte/MG, que participou dos dois encontros. O casal Henrique Gonçalves e Lucia Oliveira, do Núcleo Nossa Senhora da Consolação e Correia do Rio de Janeiro/RJ, e o casal José Roberto dos Santo e Sônia Pereira Santos, do Núcleo Santo Agostinho, de Belo Horizonte/MG, participaram do Congresso de Fraternidades Agostinianas Seculares.

Auxiliando na coordenação dos eventos, o Frei Anderson Domingues de Lima - Assistente Espiritual das Fraternidades Agostinianas Leigas e responsável pela Comissão de Associações e Grupos Agostinianos da nossa Província, e o Frei Eberson Naves participaram de toda a programação, de 15 a 24 de novembro.

Palestras

Dentre as principais palestras da programação, destacamos os temas abordados pelos frades da nossa Província:

O Frei Arthur Vianna Ferreira, falou sobre Liderança e o trabalho coletivo no mundo contemporâneo, refletindo sobre a importância da convivência como espaço socioeducativo onde as pessoas ensinam e aprendem.

Em sua palestra, o Frei Luiz Antônio Pinheiro apresentou um contexto histórico e diversos aspectos do conceito de Graça desde o antigo ao novo testamento, e segundo Santo Agostinho. "A graça nos impulsiona a fazer o bem", disse. Ele relacionou a Graça ao Carisma Agostiniano, destacando a importância dos três pilares: a interioridade (encontro com Deus), a vida comunitária (viver em comunhão com os irmãos) e o serviço à Igreja e à humanidade (apostolado em comunidade).

A Trindade, a Comunhão com Deus e com a comunidade, os desafios do mundo atual e o perfil do Leigo agostiniano foram abordados pelo Frei Márcio Antonio Vidal de Negreiros, que destacou que não há vocação agostiniana ou cristã sem comunhão. E que é preciso conhecer mais a Deus e seguir o caminho da interioridade, valorizando o silêncio e a relação com Deus para discernir.

A palestra do Frei Tailer Ferreira, realizada on-line, teve como tema Liderança e discernimento, e trabalhou a importância da sensibilidade no processo de discernimento. Segundo Pe. Amedeo Cencini, a sensibilidade que corresponde à dimensão que nos é mais interior, precisa ser evangelizada, realizar um processo de conversão a fim de acolher os valores objetivos da fé, de um carisma de forma autêntica e profunda. Somente uma sensibilidade convertida, ou se quisermos também chamar de espiritualidade, é capaz de gerar processos de discernimento eficazes.

Homilia

Frei Alexander Lam, destacou na homilia da celebração do dia 22 de novembro, que a alegria de viver estes encontros é fruto do trabalho que vem sendo realizado e da oportunidade para conviver, confraternizar, trocar impressões e criar vínculos. "Buscar Deus é buscar a unidade. E é assim que compreendemos o Evangelho." Durante o Congresso, Frei Alexander contextualizou a presença Agostiniana leiga na América Latina e destacou o quanto o movimento leigo têm crescido nos últimos anos.

Saiba sobre o Laicato Agostiniano: https://agostinianos.org.br/laicato

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.