Fale com o animador vocacional

Notícias

28
mar/22

Leigos Agostinianos refletem sobre o Sínodo e sobre a Escuta Sinodal

Imagem
Imagem

Durante o mês de março foram realizados encontros com os grupos de leigos agostinianos nas diversas regiões onde há de atuação da nossa Província, para reflexão sobre a Escuta Sinodal e sobre o Sínodo que a Ordem de Santo Agostinho está promovendo em todas as suas circunscrições nos cinco continentes. Um convite para caminharmos juntos em um itinerário de preparação para o Sínodo dos Bispos que será realizado em 2023.

Confira os encontros:

Os núcleos Santo Agostinho e Nossa Senhora da Consolação e Correia, da Fraternidade Agostiniana Leiga (FAL), de Belo Horizonte/MG se reuniram em dois momentos: na Fraternidade Santo Tomás de Vilanova, no Barreiro, o encontro da FAL foi mediado pelo Frei Anderson Domingues de Lima - Assistente Espiritual das Fraternidades Agostinianas Leigas e responsável pela Comissão de Associações e Grupos Agostinianos da nossa Província.

Um momento formativo sobre o sínodo foi apresentado pelo Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, para o grupo que se reuniu na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, bairro Santo Agostinho. Frei Luiz falou sobre a história dos Sínodos, como surgiu, citou os que foram mais marcantes e esclareceu dúvidas dos participantes. Mediaram o encontro os freis Caio Felipe e José Flávio Cassiano.

No Rio de Janeiro, o Frei Anderson mediou o encontro sobre a Sinodalidade e a Escuta Sinodal, com os núcleos Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Consolação, e com o grupo de Mães Mônicas. Participaram dos encontros os freis José Pires e Eduardo José.

Encerrando as partilhas de março, um encontro muito especial com o grupo da Oficina de Santa Rita da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, do Rio de Janeiro/RJ.

Grupos sinodais agostinianos (GSA)

Os grupos irão desenvolver a consulta sinodal proposta pela Comissão Sinodal da Ordem de Santo Agostinho que propõe refletir as dimensões do próprio sínodo, que são a comunhão, a participação e a missão.

A pergunta norteadora da nossa escuta sinodal será: como se realiza hoje, em diferentes níveis, este caminhar junto que permite à Ordem de Santo Agostinho anunciar o Evangelho de acordo com a missão que a ela foi confiada; e que outros passos nos convida o Espírito para crescermos como Ordem sinodal?

Após a fase de Escuta Sinodal, a Comissão Sinodal Provincial irá elaborar a síntese que será enviada a Comissão Sinodal da Ordem.

Para entender o Sínodo

Em vídeo, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, apresenta um contexto histórico da experiência sinodal, desde as origens entre os séculos II e III, passando pelos concílios modernos e contemporâneos até a experiência atual com o Papa Francisco. Leia mais aqui.