Notícias

12
set/19

Laudato Si: Papa Francisco propõe um pacto educativo global

Imagem
Imagem
"reavivar o comprmisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão".

Em mensagem divulgada dia 12 de setembro, o Papa Francisco convocou educadores para um encontro mundial, em Roma, que terá como tema "Reconstruir o pacto educativo global" . Organizado pela Congregação para a Educação Católica, o evento será no dia 14 de maio de 2020, para promover um "pacto educativo global" que enfatize o cuidado com o meio ambiente e a "solidariedade universal". Na programação haverá seminários temáticos, em diferentes instituições.

"Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna", destaca o Papa nesta mensagem de vídeo divulgada, em 12 de setembro, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Em sua mensagem, o Papa também reconhece que toda mudança “precisa de um caminho educativo que envolva todos” e, por isso, “é necessário construir uma 'aldeia da educação' onde, na diversidade, se partilhe o compromisso de gerar uma rede de relações humanas e abertas”.

"Um provérbio africano diz que ‘é necessária uma aldeia inteira para educar uma criança’. Portanto, devemos construir esta aldeia como condição para educar. O terreno deve estar limpo da discriminação com a introdução da fraternidade”, afirmou.

"Juntos, procuremos encontrar soluções, iniciar sem medo processos de transformação e olhar para o futuro com esperança. Convido a cada um para ser protagonista desta aliança, assumindo o compromisso pessoal e comunitário de cultivar, juntos, o sonho dum humanismo solidário, que corresponda às expectativas do homem e ao desígnio de Deus", escreve o Papa.
Assista ao vídeo da mensagem aqui: https://bit.ly/2kh1JFq
+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.