No dia 15 de maio, véspera da Solenidade da Ascensão do Senhor, um grande encontro virtual reuniu jovens da Província Agostiniana do Brasil e da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, na conclusão da Páscoa Juvenil Agostiniana - um itinerário para experimentar a Ressurreição do Senhor nas nossas realidades atuais.
O Frei Arthur Vianna conduziu a reflexão com um convite: deixar arder em nós a experiência da Páscoa. A partir da passagem bíblica dos Discípulos de Emaús, falou sobre a desolação, a cegueira e esse arder o coração. Três momentos de caminhada: uma desolação que gera cegueira e depois, com o convite do Senhor, o arder do coração.
A partir das provocações do Frei Arthur, os jovens se dividiram em grupo para refletir ainda mais os temas e escolher um gesto concreto pessoal para vivenciar a Páscoa Juvenil Agostiniana.
Durante todo o Tempo Pascal os jovens vivenciaram uma caminhada orientada onde discutiram a importância e o significado da Páscoa enquanto cristãos, enquanto juventudes. Neste itinerário, foram produzidos sete vídeos divulgados aos domingos no perfil @agostinizar (YouTube, Instagram e Facebook), para ajudar a aprofundar um pouco mais sobre o mistério pascal.
A Páscoa Juvenil Agostiniana é uma proposta da Área de Pastoral Juvenil e Vocacional da OALA - Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe, para todas as circunscrições da Ordem de Santo Agostinho presentes na América Latina. No Brasil, uma equipe formada por representantes da Pastoral Juvenil das duas Províncias organizou a Pascoal Juvenil Agostiniana de 2021, com o tema " Arde outra vez" em um itinerário litúrgico catequético que apresenta a centralidade do Mistério Pascal de Jesus Cristo e sua atualidade, em um formato virtual.