Nosso grupo participou da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, de 1º a 6 de agosto, junto com peregrinos do mundo todo. Foram milhares de corações entusiasmados, impulsionados pela fé, pelo amor e pela esperança. O encontro com o Papa Francisco celebrou a caminhada de uma Igreja cada vez mais viva.
"Precisamos de um brilho de luz para tantas escuridades e tantas derrotas cotidianas(… )".
"Cuidado com o egoísmo disfarçado de amor", disse o Papa Francisco na Missa de Envio, celebrada no Campo da Graça, que encerou oficialmente as atividades da JMJ e anunciou que a próxima edição da Jornada será em 2027, em Seul, na Coreia do Sul.
A programação da Jornada proporcionou aos jovens vivenciarem a experiência de ir ao encontro do outro, de caminhar juntos, participarem de missões e conhecerem as realidades locais. E, sobretudo, se fortalecerem na fé e na amizade, guardando lembranças para a vida inteira.
A JMJ teve como tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente"(Lc 1, 39). Uma citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco.
Nossa delegação viajou para Lisboa acompanhados pelo Frei Tailer Ferreira, OSA, pelo Alexandre Oliveira, Coordenador Executivo do Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil, e pela Elizabete Teixeira Custodio, Analista de Pastoralidade.
Durante a cerimônia com o Papa Francisco no dia 2, o Santo Padre ouviu o testemunho de 3 jovens: Aladji, um jovem muçulmano da Guiné-Bissau, Mariana Barradas, um jovem católico português e um jovem evangélico brasileiro, Paulo Esaka Silva. Na Missa de abertura, o Papa recebeu o carinho dos milhares de jovens.
Na quinta-feira, dia 3, é o dia da acolhida oficial ao Papa Francisco, na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII. Para a recepção, tapetes de flores e música. Cerca de 180 jovens levarão 180 bandeiras, representando os países. Um coro com mais de 300 pessoas, incluindo uma Orquestra animaram a cerimônia.
Em sua estadia em Portugal, o Papa esteve na Universidade Católica de Portugal, com 6500 estudantes, onde ouviu depoimentos baseados na encíclica Laudato si', o Pacto Global para a Educação e a "Economia de Francisco", além de uma história emocionante de uma jovem ajudada pelo Fundo Papa Francisco para uma cultura de encontro. No Jardim Botânico Tropical da Universidade de Lisboa,
foi realizada uma cerimônia inter-religiosa de plantio de árvores. Um evento de significado especial pois personifica o apelo do Papa Francisco para o cuidado da nossa casa comum e a promoção da fraternidade universal e da convivência pacífica entre as religiões.
No último dia da JMJ, após a Missa de Envio, o Frei Tailer Ferreira, OSA, comentou sobre a experiência da Vigília e da Celebração final. Confira a sequência de vídeos sobre as vivências do nosso grupo em Lisboa, publicados dia a dia no perfil @agostinianizar.
Em todos os dias da JMJ, momentos de espiritualidade, catequese e fraternidade, celebrações e atividades lúdicas proporcionaram aos jovens oportunidades de encontro e de partilha. A Visita ao Santuário de Fátima, aqueceu os corações. Na Cidade da Alegria, o parque da reconciliação, com atendimento a confissões, a feira vocacional. Nos próximos dias, a via-sacra, peregrinação, Vigília e, no encerramento, a Missa de Envio. Tudo isso, com milhares de corações entusiasmados, impulsionados pela fé, pela esperança, pela amizade e pelo amor.