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03
mar/21

JORNADA DE FORMAÇÃO AGOSTINIANA PARA EDUCADORES – CHILE

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Durante a Jornada de Formação Agostiniana para educadores, promovida pelo Colégio San Agustín, de Santiago, Chile, o Frei Arthur Vianna Ferreira, OSA, ministrou palestras nos dias 24 e 25 de fevereiro, pela plataforma Zoom.

“A Escola Agostiniana é fundamentalmente uma escola de valores humanos e cristãos a partir da experiência de Santo Agostinho”.

No primeiro de formação, Frei Arthur falou sobre os “Princípios pedagógicos agostinianos e sua validade atual”. Frei Arthur ressaltou que na escola, somos todos agentes pastorais, para além da função específica de cada um. Em relação à Pedagogia Agostiniana, ressaltou que o “estilo agostiniano” é dinâmico. Um estilo adequado, aberto ao que se passa na sociedade e na cultura. A escola imersa em seu tempo específico.

A Escola Agostiniana tem como atividade “Aprender a pensar e amar, a fazer e a compartilhar ...”; a fusão de afetos e saberes. E uma característica das nossas escolas é acreditar na transcendência do outro". Se um educador não acredita nas capacidades do outro, não está em sintonia com o estilo agostiniano de educar. Salienta a importância de sair do escritório e partilhar; “A proximidade é algo forte para os agostinianos”.

A escola em diálogo

A escola é baseada na razão e nos sentimentos. Na busca pela Verdade, afeto e razão são mobilizados. A “experiência do todo”: se cada um fizesse o que sabe fazer – mesmo fazendo bem –, ainda faltaria a ligação com o todo e com o resto da comunidade educativa. A ideia de comunidade em que um projeto e ideais comuns são compartilhados. A educação não se refere apenas aos aspectos cognitivos, mas a criança, o aluno, deve se desenvolver de forma abrangente. Isso também aponta para sermos “agora seres”, este é o nosso campo de relações e ações.   O virtual também é real. “Falamos mal da questão virtual, sem levar em conta que também é real; “O que muda é o tempo e o espaço” (na verdade a conferência é virtual, mas somos todos reais, portanto com a modalidade híbrida típica da época da pandemia que as escolas tiveram que implementar).

Escola de colegas

Ser feliz é um grande ideal para cada pessoa, chegar a esse estado para sempre é muito difícil; mas um estado de "bem-estar" na escola é um imperativo alcançável. Ensine a viver bem (a vida envolve muitos estados ou situações, depois aprenda a estar em cada um deles); ensinar a desenvolver-se integralmente e, a partir dos valores da verdade, da liberdade e da amizade, "ser feliz" em sentido profundo, que é quase um estado de graça e de gratidão pela vida, pela vida; muito mais do que um contentamento ou um estado temporário de felicidade da exterioridade. Na Escola Agostiniana, também podemos entender a felicidade como uma realidade de bem - estar , no melhor sentido da palavra, porque o termo felicidade expressa algo muito amplo para o qual o ser humano tende.

Escola que afirma Deus e os valores do Espírito

A Escola Agostiniana não é uma escola estática, mas dinâmica, aberta à mudança. É a escola da amizade (um valor muito importante para a pedagogia ou o estilo agostiniano de educar e viver), de um clima de amizade. É claro que não devemos ser todos “amigos” (na vida concreta poucos são os amigos), mas sim viver em um “clima de amizade”, de fraternidade, para o qual todos devemos contribuir para criar e manter.

A Escola Agostiniana é fundamentalmente uma escola de valores humanos e cristãos a partir da experiência de Santo Agostinho.

A escola agostiniana que acredita e educa a partir do amor

Um dos lemas da escola é "educar com o coração". A Escola Agostiniana “acredita e educa a partir do amor”. Sem ela não há educação agostiniana, e ela já está encarnada no signo agostiniano do coração, a chama e o livro. Sem dúvida, não só os professores agostinianos educam a partir do amor, mas, para a pedagogia agostiniana, este é um princípio declarado, explícito, essencial.

Escola que oferece clima de amizade

Na realidade, esses princípios estão interligados. Diálogo, educar a partir do amor, ensinar a viver e ser feliz, tudo isso traz amizade. A experiência de San Agustín com seus amigos Alípio e Possídio, deve se refletir nas escolas agostinianas. É um princípio estabelecido numa experiência muito profunda do Bispo de Hipona.

Escola que te convida a descobrir a verdade por meio do estudo e do comprometimento

A pedagogia agostiniana convida ou leva a buscar a Verdade, inspirada em Santo Agostinho, o "buscador da Verdade" por excelência. O estudo, o conhecimento, a ciência aparecem no signo das escolas agostinianas (o coração ardente e o livro), representando esta dimensão de todas as escolas agostinianas. E este “convite” é feito a partir da experiência, da sua relação com outros valores como a amizade: “A escola que está na chave da amizade abre-se à solidariedade com o seu meio”. “Nossos alunos devem ver que vivemos amizade ...”. “Posso viver num clima de amizade com todos ...”. “O clima de amizade é criado com a vontade de criar laços”.

Escola que convida ao pensamento crítico como garantia de liberdade

Na Escola Agostiniana há ou deveria ser dada a oportunidade do pensamento crítico, da análise do que acontece, em relação à sociedade em que vivemos, ao tempo em que existimos; em nosso relacionamento com os outros. O pensamento crítico é o discernimento sobre as decisões que tomamos. Tudo isso a partir da liberdade que é “a concordância da vida (cultura, política, etc.) e da Verdade”.

Este princípio, como os anteriores, baseia-se na experiência de Santo Agostinho, de pensar criticamente o seu tempo e as circunstâncias, sendo, no entanto, muito atual. O buscador da verdade não pode deixar de ter esse pensamento analítico da liberdade e que é uma garantia de liberdade interior.

Os valores do educador agostiniano foi o tema do segundo dia de trabalhos.

“Explore e reconheça o que está dentro de você. Suas roupas e sua carne são externas a você. Desça para a câmara secreta de sua consciência. Se você se exilar de si mesmo, como poderá se aproximar de Deus? " (Santo Agostinho, Tratado sobre o Evangelho de São João, 23, 10 ).

O caminho da interioridade é caracterizado por três momentos: 1) não se deixar, 2) voltar ao coração e 3) transcender a si mesmo. Uma síntese do processo de interioridade de santo Agostinho seria em “Conheça-se, aceite-se, supere-se”, frase extraída da experiência de santo Agostinho, que não escreveu um tratado especial sobre o educador, no sentido de criação de um modelo escolar específico; Muitos de seus ensinamentos foram retirados de suas falas, reflexões e escritos ao longo de sua vida, mas neste caminho para a interioridade está a chave da educação agostiniana, reconhecendo no homem que nele reside o Mestre do Interior, o Verdadeiro, Deus. A transcendência do ser humano. "Não saia de si mesmo; entre em você mesmo ”( A verdadeira religião39, 72-73); Aceite sua imperfeição. É o primeiro passo para a perfeição ”( Sermão 42, 10); «Enquanto não se conhece, não pode amar os outros » ( Carta 30, 4).

Explica o processo interior de Santo Agostinho, que emerge da experiência do Bispo de Hipona. "De minha parte, me afastei de você e vaguei ... e me tornei um lugar miserável" ( Confissões 2, 10, 18). A importância da interioridade em ou para com Deus ... Uma frase a recordar que envolve ou é transversal a toda a escola agostiniana: “A visão religiosa da vida ajuda muito a viver” (P. Arthur Vianna F.). Outros na mesma linha: “Os sentimentos são movimentos da alma em nossa direção e em direção aos outros”; “Somos sempre um projecto, não há nada de definitivo”, em que nos fala da mudança do ser humano e de tudo na realidade. A compreensão disso leva a ver o aluno também em suas projeções e transcendências.

Quanto à superação: “Não podemos descansar no que somos”, estamos sempre a caminho. “Enquanto houver vontade de lutar, há esperança de vencer”; "Sempre tente progredir, não importa a sua idade." O estilo agostiniano dá a nós educadores a oportunidade de ajudar crianças e jovens a se conhecerem, se aceitarem e se aperfeiçoarem. É sempre um desafio, e "sempre" não é estático, significa dar um "sim" todos os dias.

Por fim, nesta segunda parte, foi realizado um trabalho em equipe a partir de algumas imagens: uma semente plantada, então crescendo e se superando cada vez mais como metáfora do processo de desenvolvimento humano. De que forma o professor agostiniano educa seus alunos para que se conheçam, se aceitem e se aperfeiçoem? 

O Frei Arthur Vianna disponibilizou em PDF o livro “Onde há unidade, há comunidade. Educação agostiniana na América Latina ” , uma publicação sobre a educação agostiniana na América Latina que contém os documentos e conclusões do Congresso Internacional de Educação da Organização dos Agostinianos da América Latina (OALA) ​​durante os últimos quatro anos, que também inclui uma apresentação do Pe. Fray Yuliano E. Viveros A. de Chile, Secretário-Geral da OALA (2019-2023).

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