Fale com o animador vocacional

Notícias

05
jul/22

Iniciativa da CNBB inspirada na Encíclica Laudato Si’ torna-se lei nacional

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira, 5 de julho, o projeto de lei (PL 1070/2021), que institui como lei nacional o Junho Verde, campanha de conscientização ambiental inspirada na Carta Encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado com a Casa Comum, do Papa Francisco. O texto segue para sanção presidencial, após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados.

Criada pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Campanha Junho Verde tem o objetivo de incentivar ações socioeducativas, a partir de investimentos do poder público nas esferas municipal, estadual e federal, para promover formação sobre a necessidade de se promover a Ecologia Integral.

A Carta Encíclica Lautado Si’ destaca que tudo no planeta está interligado. Assim, problemas ambientais estão diretamente relacionados às crises sociais que ameaçam a humanidade, a exemplo da pobreza, da fome e do surgimento de pandemias, além das graves consequências relacionadas às mudanças climáticas. Com o documento, publicado em junho de 2015, o Papa Francisco ressalta que a vivência da fé cristã pede o compromisso ético com a ecologia integral, promovendo a vida no planeta.

Proposto pela CNBB, o Projeto de Lei que institui a Campanha Junho Verde tramitou no Congresso Nacional, sendo aprovado por deputados e senadores, antes de receber a sanção presidencial. Agora que se tornou a Lei Federal 14.393, a expectativa é que possa contribuir para a formação de cidadãos no horizonte da Ecologia Integral, conforme explica o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo: “Não podemos perder mais tempo, pois as mudanças climáticas, o aumento da pobreza e da desigualdade, o surgimento de novas ameaças à saúde humana se relacionam com o inadequado tratamento dedicado à Casa Comum. A exploração predatória sem limites, que leva à devastação ambiental, conduz a civilização a um perigoso caminho. É urgente uma reação, com a participação de todos, especialmente dos cristãos, que têm o compromisso de cuidar da Criação de Deus, conduta coerente com a fé em Jesus Cristo, atitude ética e cidadã.”

A Ecologia integral é um dos valores institucionais da Ordem de Santo Agostinho. Na nossa Província entre as diversas iniciativas pela Ecologia Integral, temos o Ilali - Centro Agostiniano em Ecologia Integral. Clique aqui para conhecer.

A campanha será inserida na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795, de 1999), dentro da chamada educação ambiental “não-formal” — as práticas voltadas a sensibilizar a coletividade e convocá-la a participar ativamente da defesa do meio ambiente.

Fontes: Agência Senado e Arquidiocese de Belo Horizonte

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.