Uma série de atividades para animar os grupos de leigos e leigas foram coordenadas pelo Frei Anderson Domingues de Lima - Assistente Espiritual das Fraternidades Agostinianas Leigas e responsável pela Comissão de Associações e Grupos Agostinianos da nossa Província, e a série de formações, ministradas por formandos da nossa Província, durante o mês de agosto. Ocasião em que celebramos o Mês Agostiniano e o Mês Vocacional Agostiniano.
Em Salvador/BA, Frei Anderson conduziu um retiro com integrantes da Arquiconfraria de Nossa Senhora da Consolação, Santo Agostinho e Santa Mônica, e preparação para a festa da Padroeira, Santa Mônica, com o tema do Mês Vocacional, "Eu vi o Senhor" (Jo 20, 18).
E se reuniu com leigos e com as crianças da Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Consolação da Lapinha, para um momento de oração.
O grupo da FAL - Fraternidade Agostiniana Leiga, se reuniu na Fraternidade Santo Tomás de Vilanova, em Belo Horizonte, para convivência e partilha. A FAL é formada por leigos e leigas que, chamados a viver a dimensão comunitária da fé cristã, desejam aprofundar em si mesmos o Evangelho, sob a inspiração dos ensinamentos e espiritualidade de Santo Agostinho e da Ordem Agostiniana. Está organizada em núcleos, vinculados a uma comunidade religiosa agostiniana, que a acompanha.
Em um ciclo de palestras, formandos agostinianos apresentaram a História Ordem de Santo Agostinho para leigos e leigas do Grupo Augustinus, de Fortaleza (CE).
O formando José Ricardo falou sobre o Monacato Agostiniano. O primeiro período da história foi apresentado pelo Allisson Pereira, e o segundo período, pelo Johnata Alves. E o formando José Henrique, falou sobre os agostinianos na idade moderna. A quarta parte da formação sobre a História da Ordem, foi ministrada pelo Frei Thales Ryan de Carvalho, dia 29 de agosto.