Fale com o animador vocacional

Notícias

07
dez/20

Frei Maksuel Gomes é ordenado Diácono

Imagem
Imagem

Em uma celebração muito especial presidida por Dom Juarez Delorto Secco, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Frei Maksuel Gomes foi ordenado Diácono da Igreja na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil - Ordem de Santo Agostinho (OSA), dia 5 de dezembro.  Participaram da Ordenação, na Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia - Bairro Engenho Novo, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, freis da Província da Consolação, o Vigário do Vicariato Episcopal Norte da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Aldo de Souto Santos, e familiares do Frei Maksuel.  

Um momento de comunhão e oração acompanhado por centenas de pessoas por meio da transmissão pelo Facebook @consolacaoecorreia. Seguindo o protocolo de  prevenção ao Covid19, a celebração foi restrita.

Em sua homilia, Dom Juarez Delorto falou sobre a importância de servirmos com gratuidade e que somos chamados para anunciar a Palavra de Deus com alegria, amor e dedicação. "Nosso Deus é o Deus da vida, da gratuidade, do amor, da bondade, da vida que supera o ódio e a ganância", disse. Também lembrou que o Diaconato é a ordem do serviço ao altar e aos irmãos e que um Diácono feliz em seu ministério, em sua vida, faz muita gente feliz. "Cada um de nós é chamado a ter compaixão com aqueles que sofre e a fazer o bem às pessoas que nos procuram. Que Deus possa morar em sua vida, Frei Maksuel. Ficamos felizes com o seu sim, somando forças para anunciar o evangelho com muita alegria e muito amor".

O Frei Luiz Antônio agradeceu pela acolhida da comunidade e disse que a Paróquia da Consolação tem sido uma escola de vida comunitária e de primeiro serviço para os freis. E ressaltou que a missão do Diácono é ser amigo de Deus. Que é preciso ter um Espírito de fortaleza para, apesar do tempo difícil que estamos vivendo, caminharmos alegres, semeando a esperança.

Falando sobre o lema de sua ordenação "Recebestes de graça, de graça dai também vós" (Mt 10,8), o Frei Maksuel disse que percebe a graça de Deus como um desejo profundo que Deus tem de salvar todos nós. "Deus deseja estar conosco todos os dias de nossas vidas. Desde pequeno me senti muito amado por minha família, por amigos e principalmente por Deus, que  cuidou de mim através das mãos da minha família. Ele me seduziu através de uma voz que me falava e ainda fala ao meu interior".

Sobre o processo de preparação

O processo de formação inicial na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil é realizado, geralmente em oito anos, passando pelas etapas do Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado e Professório. Após a Profissão Solene, o religioso é assignado a uma das comunidades da Província e, se vocacionado ao Presbiterado, prepara-se para as Ordenações Diaconal e Presbiteral.

Com a Ordenação Diaconal, o religioso recebe o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Como nos recorda o Vaticano II, "é próprio do Diácono, segundo for indicado pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. " (Lumen Gentium, 29)

- Veja mais imagens aqui: https://flic.kr/s/aHsmSAqy4v 

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.