Fale com o animador vocacional

Notícias

10
out/24

Frei José Maria: do sonho de ser padre à missão de educar e de evangelizar no Brasil

Imagem
Imagem

Neste Mês das Missões, homenageamos o nosso querido Frei José Maria Lobo Velasco, OSA, que faleceu no dia 15 de setembro de 2024, aos 89 anos de idade e 71 anos de Vida Religiosa, nos deixando um grande exemplo de missão e de caminhada vocacional. Ele dedicou sua vida às atividades pastorais, e à educação que transforma e dignifica as pessoas.

O menino José Maria nasceu em 28 de junho de 1935, em Olombrada, região de Segóvia, na Espanha, filho de Julian Lobo e Guilherma Velasco. Seu primeiro contato com a Ordem de Santo Agostinho foi aos 11 anos de idade, quando entrou para o Seminário Menor.  Sempre diligente, alegre, intenso inquieto, tinha um grande sonho: ser padre.

"Um dia falei com minha mãe que gostaria de ser padre. Ainda criança, me encantava com as vestimentas e brincava de tentar contar os botões das batinas, mas eram muitos. Eu não conseguia. Então, aos 11 anos de idade, peguei o trem de Segóvia para Madrid junto com minha mãe, rumo ao Seminário Menor. Foi o início da realização do meu sonho. Fui ordenado padre em 23 de maio de 1959. (História Vocacional do Frei José Maria, publicada nas redes sociais do Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil, em 2021).

Sonho realizado, ordenado padre, sua inquietude o levou a outro sonho: a missão de evangelizar e de educar em uma terra distante, o Brasil, a cerca de 8000 quilômetros da Espanha. Frei José Maria começou a lecionar na Espanha, em 1950 e, em 1971, quando chegou ao Brasil, iniciou as atividades no Colégio Santo Agostinho. Formado em Filosofia, Teologia, História e Geografia, sempre gostou de música e de literatura. 

Na celebração de exéquias, no dia 16 de setembro de 2024 - Há exatos 71 anos, de sua primeira profissão religiosa na Ordem de Santo Agostinho, (16 de setembro de 1953), nosso Prior Provincial destacou três aspectos da vida do Frei José Maria que demostravam o céu que havia dentro dele: a música clássica, que ele aprendeu a apreciar na infância; O carinho com as crianças e jovenspor meio da educação - a maior parte de seu ministério foi junto à comunidade do Colégio Santo Agostinho; e a atenção especial aos pobres - sempre que ia à Espanha organizava com seus familiares e amigos, uma coleta para obras assistenciais da região do Barreiro e as famílias da Vila São Judas.

ORAÇÃO
Senhor, ensina-me o que tenho de ensinar.
Ensina-me o que ainda tenho de aprender.
Ensina-me a conhecer tua vontade e a sabedoria para pô-la em prática.

Tu me deste uma vocação,chamando-me à fé.
Eu te invoco, chamando, com esperança, à tua porta.
Aperfeiçoa em mim tudo que em mim começaste sem mim.

(Santo Agostinho, conforme o discurso sobre os Salmos, 13,1; e o Comentário ao Evangelho de São João 40, 10).

Leia mais:
90 anos de história: Colégio Santo Agostinho homenageia o Frei José Maria Velasco, OSA
Nota de pesar pelo falecimento de Frei José Maria Lobo Velásquez, OSA
Missa e Exéquias do Frei José Maria: uma vida dedicada à educação

*Fotos: arquivo Província da Consolação | arquivo Jonas Vieira

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.